LETRAMENTO DIGITAL E INTERGERACIONALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7729

Palavras-chave:

Pessoas idosas, Letramento digital, Intergeracionalidade

Resumo

O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação tem sido realizado de diferentes formas de acordo com os objetivos, propósitos, necessidades, demandas e contextos. Em contrapartida ao acelerado crescimento do ambiente digital, a população idosa foi inserida ao uso das TDICs de forma abrupta e sem auxílio. Diante deste cenário, o letramento digital se mostra de fundamental importância para o desenvolvimento de competências informacionais associado à uma perspectiva intergeracional. A pesquisa articula as temáticas de letramento digital e intergeracionalidade e tem por objetivo analisar o aprendizado do letramento digital de pessoas idosas e a relação com os jovens nativos da era tecnológica. Trata-se de um estudo quase-experimental com avaliação pré e pós-intervenção, realizado com 13 pessoas idosas no período entre junho e julho de 2021. Para o desenvolvimento das intervenções educativas, os participantes foram divididos em dois subgrupos a fim de melhor atender solicitações. A equipe facilitadora das intervenções foi composta por dois alunos jovens e 13 pessoas idosas de ambos os sexos. Os participantes foram divididos em dois grupos e foram realizadas 6 intervenções com cada grupo, com duração média de duas horas uma vez por semana. Ao promover o diálogo, a troca de conhecimentos e a capacitação tecnológica, foram evidenciadas diferenças estatisticamente significativas nos domínios: busca de informação; contato social; lazer e entretenimento; e cuidado em saúde. Além disso, foram percebidos benefícios na inclusão digital proporcionando um uso com maior autonomia, segurança e confiança, assim como sentimento de pertencimento, cidadania e inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Maria de Freitas Nunes, Universidade Estadual da Paraíba

Psicóloga formada pela Universidade Estadual da Paraíba. Pós-graduada em Neuropsicologia pela UNICORP Faculdades. Mestranda em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Saúde (GEPES). 

Leonardo Farias de Arruda, Universidade Estadual da Paraíba

Psicólogo formado pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrando em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Saúde (GEPES). 

Maria do Carmo Eulálio, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Diplome dEtude Ápprofoundi - Université de Montpellier II e doutorado em Psicopatologia Clínica - Université Paul Valéry. Professora do Mestrado em Psicologia da Saúde na Universidade Estadual da Paraíba. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Saúde (GEPES). 

Referências

ABDON, A. P. V. et al. Tempo de uso do smartphone e condições de saúde relacionadas em idosos durante a pandemia da covid-19. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 25, 2022.

BRASIL. Lei nº 14.423, de 2022. Estatuto da Pessoa Idosa. Brasília, DF: Casa Civil, 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. DOU de 13/06/2013 (nº 112, Seção 1, pág. 59).

CASADEI, Graciele; BENNEMANN, Rose Mari; LUCENA, Tiago. Influência das redes sociais virtuais na saúde dos idosos. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 29, 2019.

CONCEIÇÃO, L. R.; BIFANO, A, C. S. A pessoa idosa e as tecnologias digitais: o que a bibliografia revela no caso do Brasil de 2007 a 2017. Revista Kairós-Gerontologia, v. 23, n. 2, p. 625-642, 2020.

DINIZ, Jamylle Lucas et al. Inclusão digital e o uso da internet pela pessoa idosa no Brasil: estudo transversal. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020

EULÁLIO, M. C. ARRUDA, L. F. Estimulação Cognitiva para idosos: avaliação quase experimental de atividades propostas para estimular a memória. In: MENDONÇA JÚNIOR F. J. B.; MENEZES, H. S. G.; LEITE, A. F.(orgs.). Rede de Saberes IV, 331-351. EDUEPB, 2022.

FLAUZINO, K. DE L. et al.. Letramento Digital para Idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem. Educação & Realidade, v. 45, n. Educ. Real., 2020 45(4), 2020.

KAWAKAMI, Roselma Marcele da Silva Alexandre et al. Experiências de solidão entre os idosos que moram sós. Saúde Coletiva, Barueri, v. 10, n. 57, p. 3729-3738, 2020

KLIMOVA, Blanka et al. Enriching Learning Experience-Older Adults and Their Use of the Internet. In: International Conference on Blended Learning. Springer, Cham, 2018. p. 426-437.

LIMA, José Carlos et al. Inclusão digital para idoso: possibilidades pedagógicas para uma aprendizagem emancipadora e significativa no contexto da pandemia. SEMOC-Semana de Mobilização Científica-Envelhecimento em tempos de pandemias, 2020.

LIMA NETO, Newton Vieira; CARVALHO, Alexandra Bittencourt de. Letramento digital: breve revisão bibliográfica do limiar entre conceitos e concepções de professoras e de professores. Texto Livre, v. 15, 2022.

LUCE, Bruno Fortes; THOMAZ, Raquel Prado; ESTABEL, Lizandra Brasil. Os idosos como imigrantes digitais e o acesso e uso das tecnologias digitais de informação e das redes sociais. Biblionline. João Pessoa. Vol. 15, n. 4 (2019), p. 104-115, 2019.

MELO, R. G. M.; FERREIRA, T. M. S.; SILVA, C. F. S. Psicogerontecnologia: a inclusão digital e sua contribuição à saúde mental das pessoas idosas.Anais do VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Editora Realize. 2021.

MOTA, Paula Cristina; NEVES, Rui. Intergeracionalidade e TIC: visão dos jovens participantes num Programa Intergeracional. Revista Kairós-Gerontologia, v. 22, n. 2, p. 49-67, 2019.

NIMROD, Galit. Aging well in the digital age: Technology in processes of selective optimization with compensation. The Journals of Gerontology: Series B, v. 75, n. 9, p. 2008-2017, 2020.

OLIVEIRA, Marilene de; SILVEIRA, Pollyanna Santos da; SILVA, Cristiane Moreira da. As mulheres, os feminismos e as TICs. Revista Katálysis, v. 23, p. 449-458, 2020.

OLIVEIRA, Gisele Pereira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A aliança entre Tecnologias do passado e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Científica. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021031-e021031, 2021.

PENIDO, T. T. S. N.; SILVA, R. M. S. Alfabetização e letramento digital: uma análise sobre a inserção dos meios tecnológicos na educação. Anais do VII Congresso Nacional de Educação, 2021.

ROBERTO, Magda Sofia; FIDALGO, António; BUCKINGHAM, David. O papel da solidariedade intergeracional no âmbito da literacia digital. Revista Kairós-Gerontologia, v. 17, n. 2, p. 09-25, 2014.

SCHUCK, Rogério José; CAZAROTTO, Rosmari Terezinha; SANTANA, Elaíne Lima. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensino Em Re-Vista, v. 27, n. 3, p. 1131-1154, 2020.

SOARES, S. M. et al. Tecnologias digitais no apoio ao cuidado aos idosos em tempos da pandemia da COVID-19. In:

SANTANA, R. F (Org.). Enfermagem gerontológica no cuidado do idoso em tempos da COVID 19. Brasilia, DF: Editora ABen; (Serie Enfermagem e Pandemias, 5), 2021. https://doi.org/10.51234/aben.21.e05.c04

SOARES, M. A. M.. Narrativas de um grupo de professores no processo de atuação com as tecnologias digitais de informação e comunicação na cidade de Chapadinha-MA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, 2021.

TAMANINI, Paulo Augusto; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; DO SOCORRO SOUZA, Maria. Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas. Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduaçao em Educaçao-PPGE, n. 22, p. 1-19, 2020.

TILVITZ, Aline Inêz; AREOSA, Silvia Virginia Coutinho. Inclusão Digital de idosos: as (TICs) e o uso do celular. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 27, n. 1, 2022.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014.

XIE, Bo et al. When going digital becomes a necessity: Ensuring older adults’ needs for information, services, and social inclusion during COVID-19. Journal of Aging & Social Policy, v. 32, n. 4-5, p. 460-470, 2020.

ZACARIAS, Eliane Costa. As novas tecnologias da informação e comunicação (NTDICS): um desafio para o professor dos anos iniciais do ensino fundamental i. Anais do EVINCI-UniBrasil, v. 6, n. 1, p. 269-269, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

NUNES, V. M. de F.; FARIAS DE ARRUDA, L.; EULÁLIO, M. do C. LETRAMENTO DIGITAL E INTERGERACIONALIDADE. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7729. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7729. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida