OS INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO VIA ALTERNÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7614Palavras-chave:
Pedagogia da alternância, Escola Família Agrícola, Instrumentos pedagógicosResumo
O presente artigo traz resultados da pesquisa de Mestrado: “Processos formativos via alternância: Egressos da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR – MS”, cujo objetivo é discutir a importância dos instrumentos pedagógicos na dinâmica da alternância realizada pelas Escolas Famílias Agrícolas - EFAs, enfatizando a experiência com egressos da EFAR. A discussão parte da seguinte problemática: Qual a importância e as possibilidades da utilização dos instrumentos pedagógicos na formação, via alternância, realizada pela EFAR? O trabalho está fundamentado no método do Materialismo histórico-dialético. Como procedimento metodológico foi realizado entrevista a seis egressos da escola, formados no período de 1996 a 2009, recorte temporal. Os resultados apontam que a formação via alternância se constitui por meio dos movimentos dos tempos e espaços alternados pelo estudante, e que é por meio destes que há a conexão do momento escola e família/comunidade, evitando a ruptura do processo de aprendizagem.
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