PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7551

Palavras-chave:

Educação Intergeracional. Idadismo. Programas.

Resumo

O aumento da longevidade apresenta oportunidades para o contato entre gerações e, ao mesmo tempo, desafios na identificação de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer e a velhice. Esse estudo tem como objetivo analisar as dimensões sobre a Educação Intergeracional apresentada na revisão literária científica brasileira. Observou-se que os fatores estruturantes relacionados às ambiências, os programas intergeracionais promotores de solidariedade entre gerações e uma Educação Intergeracional ao longo do curso da vida foram dimensões destacadas nos estudos. Conclui-se que uma Educação Intergeracional deva ser baseada no fortalecimento da cidadania participativa, diálogo entre as gerações, celebração da diversidade etária e na solidariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Eulâmpio de Moraes, Universidade de Brasília

Professora de Artes Visuais, com experiência de 27 anos em sala de aula. Meu interesse, investigação e pesquisa está na área de intergeracionalidade. Quais as relações entre gerações é incentivada para fomentarmos qualidade de vida, bem-estar e respeito entre as pessoas? Estou empenhada em alguns estudos e suas lacunas sobre a Educação Intergeracional para todas as gerações.
Minha pesquisa de mestrado tem como tema Educação Intergeracional ao longo do curso da vida, conceitos teóricos e programas. Mestranda pela Universidade de Brasília - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Intergeracional -PPGDSCI- CEAM -UnB

Rebeca Carmo de Souza Cruz, Universidade de Brasília

Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília, Mestra em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Glasgow, Especialista em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz em Brasília e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília. Realiza pesquisas em economia da saúde, demografia da saúde, desigualdades em saúde, avaliação de sistemas de saúde e segurança alimentar e nutricional.

Leides Barroso Azevedo Moura, Universidade de Brasília

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), licença registrada (RN) pelo New York Board of Education-USA (2000-2025). Post Doutoral Study at University College London (2014), Post Doctoral study at the Office of Global Health Education at Weil Cornell Medical College (2018). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2009). Mestrado em Ciências da Enfermagem pela Western Connecticut State University nos Estados Unidos (2001). Enfermeira de Saúde Pública do Departamento de Saúde de Nova York por seis anos. Professora Associada da Universidade de Brasília. Orienta trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado em temas relacionados à potência e desafios do envelhecer, isolamento social e solidão de pessoas idosas, ageismo e e interseccionalidades, violência contra pessoa idosa, determinantes sociais de saúde e promoção de saúde. Coordena o Grupo de Trabalho "Envelhecimento Saudável e Participativo" (GTESP-DAC-DASU) da Universidade de Brasília, a articulação Centro Oeste da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBraUPS) e o Projeto de Extensão de Ação Contínua "Construindo uma universidade para todas as idades"

Referências

ANDRADE, Author; JESUS, Fátima. Uma experiência de solidariedade entre gerações: contributos para a formação pessoal e social dos alunos de uma escola secundária. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional; 2002.

BENTO, António. Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), v. 7, n. 65, p. 42-44, 2012.

BOSTRUM, Ann-Kristin; HATTON-YEO, Alan; OSHAKO, Toshio; SAWANO, Yukiko. International programmers: public policy and research implications, an international perspective. In: Hatton-Yeo, A. & Ohsako, T. (Eds.). A general assessment of IP initiatives in the countries involved: 4-8. UNESCO Institute for Education, The Beth Johnson Foundation; 2000.

BUTLER, Robert N. Ageism: Outra forma de fanatismo. O gerontólogo, v. 9, n. 4_Parte_1, pág. 243-246, 1969.

CABRAL, Maria da Luz Leite. Envelhecimento: Perspectivas, representações e solidariedade intergeracional. 2013.

CACHIONI, Meire; AGUILAR, Luís Enrique. A Convivência com Pessoas Idosas em Instituições de Ensino Superior: a percepção de alunos da graduação e funcionários. Revista Kairós-Gerontologia, v. 11, n. 1, 2008.

DELORS, Jacques et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir, v. 6, 1996.

ELIAS, Claudia de Souza Rodrigues; Silva, Leandro Andrade da; Martins, Mirian Teresa de Sá Leitão; Ramos, Neide Ana Pereira; Souza, Maria das Graças Gazel de; Hipólito, Rodrigo Leite. Quando chega o fim? Uma revisão narrativa sobre terminalidade do período escolar para alunos deficientes mentais. SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, v. 8, n. 1, p. 48-53, 2012.

FERREIRA, Fernando Ilídio As crianças e a comunidade: uma perspectiva intergeracional da educação. In: IV Congresso português de sociologia Universidade nova de Lisboa. 2008.

FERRIGNO, José Carlos. O conflito de gerações: atividades culturais e de lazer como estratégia de superação com vistas à construção de uma cultura intergeracional solidária. 2009. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

FRANÇA, Lucia Helena de Freitas Pinho; SILVA, Alcina Maria Testa Braz da; BARRETO, Márcia Simão Linhares. Programas intergeracionais: quão relevantes eles podem ser para a sociedade brasileira? Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 13, p. 519-531, 2010.

FRANÇA, Lucia Helena; SOARES, Neusa Eiras. A importância das relações intergeracionais na quebra de preconceitos sobre a velhice. Terceira idade: desafios para o terceiro milênio, p. 192-243, 1997.

HAMILTON, G. Building community for the long term: an intergenerational commitment. The Gerontologist, Oxford, UK, v. 39, n. 2, 1990, p. 235-238.

HATTON-YEO, Alan. Conference report: Connecting generations: A global perspective. In: ICIP International intergenerational conference connecting generations: A global perspective. 2002. p. 1-48.

KAPLAN, Matthew S. LA EVALUACIÓN DE LOS PROGRAMAS INTERGENERACIONALES DE MEJORA DE LA COMUNIDAD. A avaliação dos programas intergeracionais, p. 101.

MANNION, Greg. Educação e aprendizagem intergeracional: Estamos em um novo lugar. Famílias, intergeracionalidade e relações entre pares, v. 5, p. 1-21, 2016.

MARQUES, Sibila. Discriminação da terceira idade. Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016.

NEWMAN, Sally. Programas intergeracionais: passado, presente e futuro. Taylor & Francis, 2014.

NUNES, Lisa Nogueira Veiga. Promoção do bem-estar subjetivo do idoso através da intergeracionalidade. 2009. 2009. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento) -Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra: Coimbra.

GONTIJO, Suzana; ATIVO, Envelhecimento. Uma Política de Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde–Opas–Organização Mundial de Saúde–OMS, Brasília/DF, 2005.

PALMEIRÃO, Cristina. A interação geracional como estratégia educativa: um contributo para o desenvolvimento de atitudes, saberes e competências entre gerações. 2009.

PIOVEZAN, Marcelo; Bessa, Thaissa Araújo de; Borges, Felipe Souza Peito Silva; Prestes, Stéfani Martins; Chubaci, Rosa Yuka Sato. “Troca de cartas entre gerações”: Projeto gerontológico intergeracional realizado em uma ILPI de São Paulo. Revista Kairós Gerontologia,18(3), pp. 137-153. 2015. ISSNe 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil: FACHS/NEPE/PEPGG/PUC-SP.

POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO. Lei 8.842 de 04/01/1994. 1997. Brasília: MPAS, SAS.

POLTRONIERI, Cristine de Fátima; Costa, Denise Gisele Silva; Costa, Joice Sousa; Soares, Nanci. Os desafios da construção da intergeracionalidade no tempo do capital. Revista Kairós Gerontologia, 18(4), pp. 289-309. 2015. ISSNe 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil: FACHS/NEPE/PEPGG/PUC-SP.

RAMOS, Natália. Relações e solidariedades intergeracionais na família - dos avós aos netos. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 39, n.1, p. 195-216, 2005.

_______, Natália. Família, Cultura e Relações Intergeracionais. In Actas do Congresso Internacional Solidariedade Intergeracional. Lisboa: CEMRI, Universidade Aberta, p. 315-329, 2008

SÁNCHEZ, Mariano, Kaplan, Mattew, Sáez., Juan. Programas intergeneracionales. Guía introductoria. Madrid: Ministério de Sanidad y Política Social, Instituto de Mayores y Servicios Sociales. 2010.

SOUZA, Raimundo; MAIA, Anderson Madson Oliveira; QUEIROZ, Luiz Miguel Galvão; QUEIROZ, Rafael da Silva. A democratização da gestão escolar em debate: por uma outra lógica de construção social. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 24, p. 1-21, ano 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v24i1.7195

VIEIRA, Sacha; SOUSA, Liliana. Prática intergeracional: Contribuindo para um quadro conceptual. International Journal of Lifelong Education , v. 35, n. 4, pág. 396-412, 2016.

VILLAS-BOAS, Suzana.; Ramos, Natália.; Amado, João.; Oliveira, Albertina.; Montero, Inmaculada. A redução de estereótipos e atitudes negativas entre gerações. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.3, n.3, p.206-220. 2017.

WALKER, Alan. Envelhecimento ativo no trabalho: seu significado e potencial. Asia-Pacific Review, v. 13, n. 1, pág. 78-93, 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

EULÂMPIO DE MORAES, R.; CARMO DE SOUZA CRUZ, R.; BARROSO AZEVEDO MOURA, L. PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–16, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7551. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida