LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7488

Palavras-chave:

Formação docente, Práticas pedagógicas , Análise Textual Discursiva

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza com relação às suas práticas pedagógicas e a utilização da ludicidade enquanto proposta metodológica para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC). Metodologicamente foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, caracterizando um estudo de caso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD). Deste processo de análise, emergiram três categorias finais, sendo elas: 1. Ludicidade: Percepções e Contribuições; 2. A Ludicidade como uma possibilidade pedagógica; 3. O Letramento Científico por meio da Ludicidade. Como resultados, pode-se inferir que, de acordo com as percepções das professoras, a Ludicidade está relacionada a jogos e brincadeiras e como aliada da aprendizagem significativa, estando atrelada às atividades práticas. As docentes percebem a necessidade da busca de novas estratégias para que as práticas educativas sejam mais interessantes e motivadoras e entendem a importância da Ludicidade como uma possibilidade pedagógica que pode auxiliar neste sentido. Sobre o LC elas ainda não têm clareza quanto ao significado do termo, porém acreditam que a Ludicidade pode ser uma ferramenta facilitadora que poderá contribuir para o desenvolvimento do LC. 

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Biografia do Autor

Tatieli Trindade Lima, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Educação em Ciências na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e Especialização em Gestão e Organização Escolar (2010) pela Universidade Norte do Paraná - Unopar, pólo Uruguaiana, cursando Especialização em Análise do Comportamento Aplicada pela Faveni (Faculdade de Venda Nova do Imigrante/ ES). Integrante do Grupo de Pesquisas ComCiência da Unipampa Uruguaiana e ex-aluna em Regime Especial de Mestrado da disciplina de Educomunicação. Tem experiência no Setor Administrativo Escolar, exercendo a função de Auxiliar de Secretaria e Secretária de Escola da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana-RS de 2006 a 2013. Atualmente trabalha na mesma rede, exercendo a função de Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, além de ser Regente de Classe da Rede Estadual de Ensino, atuando no Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Roberval Beheregaray Azevedo na área de Ciências Humanas. Trabalhou como de Tutora de Sala do Curso de História e Licenciaturas da Universidade Norte do Paraná - Unopar, Pólo Uruguaiana de 2009 a 2019.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa

Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana - RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019 - 2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

LIMA, T. T. .; CUNHA, F. I. J.; DINARDI, A. J. . LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–29, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7488. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7488. Acesso em: 4 dez. 2024.

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