LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7488Palavras-chave:
Formação docente, Práticas pedagógicas , Análise Textual DiscursivaResumo
O presente estudo objetivou investigar as percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza com relação às suas práticas pedagógicas e a utilização da ludicidade enquanto proposta metodológica para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC). Metodologicamente foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, caracterizando um estudo de caso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD). Deste processo de análise, emergiram três categorias finais, sendo elas: 1. Ludicidade: Percepções e Contribuições; 2. A Ludicidade como uma possibilidade pedagógica; 3. O Letramento Científico por meio da Ludicidade. Como resultados, pode-se inferir que, de acordo com as percepções das professoras, a Ludicidade está relacionada a jogos e brincadeiras e como aliada da aprendizagem significativa, estando atrelada às atividades práticas. As docentes percebem a necessidade da busca de novas estratégias para que as práticas educativas sejam mais interessantes e motivadoras e entendem a importância da Ludicidade como uma possibilidade pedagógica que pode auxiliar neste sentido. Sobre o LC elas ainda não têm clareza quanto ao significado do termo, porém acreditam que a Ludicidade pode ser uma ferramenta facilitadora que poderá contribuir para o desenvolvimento do LC.
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