FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: alguns apontamentos iniciais sobre o papel da gestão escolar democrática
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7447Palavras-chave:
Formação continuada do professor., Organização do trabalho docente., Gestão democrática da escola.Resumo
O objetivo principal do presente trabalho é apresentar alguns indicadores iniciais do papel da gestão na formação dos professores, bem como aspectos importantes para a realização desse processo no espaço escolar, sobre o abrigo de uma gestão democrática. Assim, a pergunta que norteia a questão de pesquisa apresenta-se como: de que forma a gestão escolar pode atuar na formação dos educadores na contemporaneidade? Trata-se, portanto, de uma investigação simples, de natureza básica, de uma abordagem qualitativa, exploratória a partir de procedimento bibliográfico, com análise hermenêutica-analítica dos textos de autores como: Luck (2010), Morosini (2006), Veiga (1997), Laval (2019), Tardif (2000, 2012), Nóvoa (1995) utilizados para a construção do tema em pesquisa. Para cumprir os objetivos aqui elencados, será apresentada, inicialmente, de forma breve, no item primeiro, a conceituação sobre a profissionalidade docente e a formação continuada, sendo seguida, no segundo item, da análise da gestão democrática e sua influência em uma formação continuada. Esse ponto também pretende apontar alguns destaques sobre as discussões já produzidas em relação a sua importância para o implemento, o fortalecimento e a construção de uma formação continuada dos professores, partindo de uma gestão democrática, além da breve apresentação dos resultados encontrados. O trabalho será finalizado com a apresentação das considerações finais.
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