UMA PEQUENA BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA: a invenção do Brasil e o desenvolvimento do seu capitalismo tardio e dependente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7370

Palavras-chave:

Luta de classes , Trabalho ontológico, Desantropomorfização

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar à comunidade acadêmica uma síntese do que foi elaborado por seus construtores no curso de mestrado e doutorado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE/Conceito CAPES 5). O artigo vem à lume a partir da confrontação de nossa compreensão do valor ontológico da categoria do trabalho com a concretude da realidade capitalista. Apresenta ainda um preâmbulo do desenvolvimento do trabalho explorado no Brasil a partir de uma pesquisa bibliográfica de cariz qualitativa em que se tomou como objeto de pesquisa a desantropomorfização do trabalho em seu amplo espectro. Tem como objetivo discutir acerca do desenvolvimento do capitalismo tardio no Brasil à luz da perspectiva crítica marxiana-lukácsiana tomando como bússola, as categorias trabalho, dada a centralidade na constituição da sociabilidade humana, e educação, que configura enquanto práxis relacionada diretamente à ação dos indivíduos na teia social. Visando a uma melhor compreensão do modus operandi capitalista atual, este estudo, de natureza metodológica bibliográfica e de cariz qualitativa, é o resultado de inquietações surgidas durante a nossa atuação enquanto pesquisadores da categoria analítica do trabalho estratificado sob o escopo onto-histórico. Por compreendermos que este é o mais fidedigno com a concretude do real, e anuentes com Netto (2011), escolhemos o método marxiano para fundamentar a nossa escrita. Os resultados preliminares da pesquisa apontam que o valor ontológico do trabalho vem sendo eivado em sua candura e, por conseguinte, adotando uma feição desantropomórfica vide os processos de educação e, assim, uma postura desumanizante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Glauber de Oliveira Paulino, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência em ser bolsista de Iniciação Artística (2018); Iniciação Científica (2019-2020); de Residência Pedagógica (2020-2021); e de Monitoria Acadêmica na disciplina Didática Geral – I (2021-2022). 

Maria Elly Krishna dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Educação pelo Progrma de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - IFCE(2019). Especialista em Docência em Geografia e práticas pedagógicas (2018). Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Trabalhou como professora de Geografia, Filosofia, Sociologia e História da rede particular e municipal de ensino de Fortaleza, lecionando em turmas do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora efetiva de Geografia - Secretaria da Educação Básica do Ceará, como lotação em uma Escola de Educação Profissional. Desenvolve pesquisa sobre o trabalho docente, particularmente nas Escolas Estaduais de Educação Profisssional do Estado do Ceará. 

Cristiane Maria Abreu Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. 

Referências

ABITANTE, A.; SANTOS, R. R.; TORRES, J. R.; SILVA, A. F. G. As Categorias Trabalho (Marx) e Humanização (Freire): Implicações no Currículo “São Paulo Faz Escola”. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-17, 2021.

ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Chapecó: Ed. UFFS, 2019.

ANTUNES, Ricardo. O continente do labor. São Paulo: Boitempo, 2011. (Coleção Mundo do Trabalho).

ANTUNES, Ricardo. A desertificação neoliberal no Brasil (Collor, FHC e Lula). 2ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

BRANDÃO, Octávio. Agrarismo e industrialismo. In: PERICÁS, Luis Bernardo. Caminhos da revolução brasileira / Luis Bernardo Pericás, org. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 93-114.

DARCY, Ribeiro. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3ª. ed. São Paulo: Global, 2015.

DUNKER, Cristian [et al.]. Para uma arqueologia da psicologia neoliberal brasileira. In: SAFATLE, Vladimir; JUNIOR, Nelson da Silva; DUNKER, Cristian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico / Vladmir Safatle; Nelson da Silva Junior; Cristian Dunker (orgs.). Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 215-254.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 481ª ed. rev. São Paulo: Global, 2003.

GAWRYSZEWSKI, B. Crises capitalistas e conjuntura de contrarreformas: qual o lugar do Ensino Médio? Revista Pedagógica, Chapecó, v. 19, n. 42, p. 83-106, set./dez.

GOMES, Hélica Silva Carmo. O fetiche da competência na educação profissional –2007. 211f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, 2007.

GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. 6ª. ed. São Paulo: Expressão Popular, Perseu Abramo, 2016.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social, 2. Tradução de Nélio Schneider, Ivo Tonet e Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARINI, Ruy Mauro. Dialética da dependência. In: Revista Germinal: Marxismo em Debate. Salvador, v. 9, n. 3, p. 325-356, 2017. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24648/15300 >. Acesso em: 22 de out. de 2021.

MARINI, Ruy Mauro. O caráter da revolução brasileira. In: PERICÁS, Luis Bernardo. Caminhos da revolução brasileira / Luis Bernardo Pericás org. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 127-135

MARTINS, Luciano. Aspectos políticos da revolução brasileira. In: PERICÁS, Luis Bernardo. Caminhos da revolução brasileira / Luis Bernardo Pericás org. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 205-224.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. Organização, Osvaldo Coggiola. Tradução de Álvaro Pina e Ivana Jinkings. 1ª. ed. rev. São Paulo: Boitempo, 2010. (Coleção Marx-Engels).

MARX, Karl. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846) / Karl Marx, Friedrich Engels; supervisão editorial, Leandro Konder. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007. (Coleção Marx e Engels).

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital / Karl Marx. Tradução de Rubens Enderle. 2ª. ed. São Paulo: Boitempo, 2017. (Coleção Marx e Engels).

MÉSZÁROS, Istiván. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição / Istiván Mészáros. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011. (Coleção Mundo do Trabalho).

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

OLIVEIRA, Francisco de. Brasil: uma biografia não autorizada. São Paulo: Boitempo, 2018.

PEDROSA, Mário; XAVIER, Lívio. Esboço de uma análise da situação econômica. In: PERICÁS, Luis Bernardo. Caminhos da revolução brasileira / Luis Bernardo Pericás, org. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 115-124.

PRADO JUNIOR, Caio. Os fundamentos econômicos da revolução brasileira. In: PERICÁS, Luis Bernardo. Caminhos da revolução brasileira / Luis Bernardo Pericás org. São Paulo: Boitempo, 2019. p.127-135.

SARCHS, Érico. Caminho e caráter da revolução brasileira. In: PERICÁS, Luis Bernardo. Caminhos da revolução brasileira / Luis Bernardo Pericás org. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 293-358.

SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 5ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2019. (Coleção memória e educação).

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

OLIVEIRA PAULINO, F. G. de; DOS SANTOS PEREIRA, M. E. K.; ABREU LIMA, C. M. UMA PEQUENA BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA: a invenção do Brasil e o desenvolvimento do seu capitalismo tardio e dependente. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–24, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7370. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7370. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua