QUANDO QUEM AJUDA JÁ EXPERIMENTOU O SOFRIMENTO: a adesão aos valores morais de membros de equipes de ajuda que já foram vítimas de bullying
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7367Palavras-chave:
valores morais, Sistema de Apoio entre Iguais, Equipe de Ajuda, alvos de bullyingResumo
Pesquisas mostram que uma das formas mais eficazes para a superação do bullying é a implementação de programas em que os próprios pares sejam formados para atuar. No Brasil, a experiência com a implantação de Equipes de Ajuda – um dos tipos de Sistemas de Apoio entre Iguais – tem sido estudada, já apresentando resultados promissores. Para responder ao problema de pesquisa, a presente investigação, de caráter descritivo e exploratório, objetiva constatar como os alunos de Equipes de ajuda se autopercebem no envolvimento em situações de bullying, bem como verificar como os alunos das Equipes de Ajuda, alvos de bullying aderem aos valores morais do respeito, da justiça e da solidariedade, analisando se há diferenças nesse modo de adesão entre os estudantes das Equipes de Ajuda que foram alvos de bullying e os que não foram. Os participantes desta investigação são 131 estudantes entre 11 e 15 anos, membros de Equipes de Ajuda de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo, constituindo, assim, uma amostra intencional. O instrumento metodológico utilizado consiste em um questionário contendo itens de perfil e histórias-dilema. Quando analisamos o modo de adesão aos valores supracitados, constata-se que aqueles e aquelas que apontam já terem sido vitimizados expressam maior adesão a valores morais, validando a premissa de que nessa condição tendem a melhor se sensibilizar com a dor do outro.
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