QUANDO QUEM AJUDA JÁ EXPERIMENTOU O SOFRIMENTO: a adesão aos valores morais de membros de equipes de ajuda que já foram vítimas de bullying

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7367

Palavras-chave:

valores morais, Sistema de Apoio entre Iguais, Equipe de Ajuda, alvos de bullying

Resumo

Pesquisas mostram que uma das formas mais eficazes para a superação do bullying é a implementação de programas em que os próprios pares sejam formados para atuar. No Brasil, a experiência com a implantação de Equipes de Ajuda – um dos tipos de Sistemas de Apoio entre Iguais – tem sido estudada, já apresentando resultados promissores. Para responder ao problema de pesquisa, a presente investigação, de caráter descritivo e exploratório, objetiva constatar como os alunos de Equipes de ajuda se autopercebem no envolvimento em situações de bullying, bem como verificar como os alunos das Equipes de Ajuda, alvos de bullying aderem aos valores morais do respeito, da justiça e da solidariedade, analisando se há diferenças nesse modo de adesão entre os estudantes das Equipes de Ajuda que foram alvos de bullying e os que não foram. Os participantes desta investigação são 131 estudantes entre 11 e 15 anos, membros de Equipes de Ajuda de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo, constituindo, assim, uma amostra intencional. O instrumento metodológico utilizado consiste em um questionário contendo itens de perfil e histórias-dilema. Quando analisamos o modo de adesão aos valores supracitados, constata-se que aqueles e aquelas que apontam já terem sido vitimizados expressam maior adesão a valores morais, validando a premissa de que nessa condição tendem a melhor se sensibilizar com a dor do outro.

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Biografia do Autor

Vitória Hellen Holanda Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara (UNESP/FCLAR), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP/FCLAR). Foi aluna bolsista do grupo PET Pedagogia - Programa de Educação Tutorial MEC SESu, bolsista de Iniciação Científica, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, sob processo nº 2020/16345-0 e pesquisadora-bolsista pelo Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação, do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação. Atuou como Auxiliar de Classe / Professora de Apoio Pedagógico na Cooperativa Educacional de Araraquara (Coeducar), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, é estudante-pesquisadora do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral. Desenvolve estudos e pesquisas com a temática do desenvolvimento moral, convivência ética, bullying escolar, sofrimento emocional e sentimento de pertencimento.

Luciene Regina Paulino Tognetta, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado pela Universidade de Genebra - Suíça (2004). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho - Portugal (2013). Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Unesp - Campus Araraquara. Pesquisadora e líder do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - Unicamp/Unesp. Membro brasileiro da FAI - American Foundation for Children localizada no Chile. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e do Grupo de Estudos ?Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública? (GEDDEP) do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), da Unicamp. Coordenador da rede de Equipes de Socorro Brasileiras (www.somoscontraobullying.com.br). Autor de livros de literatura infantil e de literatura científica na área da Educação e Psicologia Moral. Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e Personalidade, tratando principalmente dos seguintes temas: moral, ética, desenvolvimento afetivo, convivência escolar e bullying. Autor de livros de literatura infantil e de literatura científica na área da Educação e Psicologia Moral. Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e Personalidade, tratando principalmente dos seguintes temas: moral, ética, desenvolvimento afetivo, convivência escolar e bullying. Autor de livros de literatura infantil e de literatura científica na área da Educação e Psicologia Moral. Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e Personalidade, tratando principalmente dos seguintes temas: moral, ética, desenvolvimento afetivo, convivência escolar e bullying.

Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara. Mestra em Educação Escolar, pela Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Araraquara), graduada em Pedagogia pelo UNISAL Centro Universitário Salesiano São Paulo (1999), especialista em Relações Interpessoais na escola e a construção da Autonomia Moral pela UNIFRAN Universidade de Franca (2009). Membro do GEPEM, grupo dedicado a estudos e pesquisas na área da Moral. Realiza pesquisas relacionadas ao bullying, a adesão de valores morais por parte dos adolescentes e também a implantação de ações de protagonismo juvenil no ambiente escolar.

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

HOLANDA OLIVEIRA, V. H.; PAULINO TOGNETTA, L. R.; BICUDO BOMFIM, S. A. QUANDO QUEM AJUDA JÁ EXPERIMENTOU O SOFRIMENTO: a adesão aos valores morais de membros de equipes de ajuda que já foram vítimas de bullying. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–25, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7367. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7367. Acesso em: 4 dez. 2024.

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Artigos Demanda Contínua