A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7276Palavras-chave:
Família-escola, Desafios, Gestão democráticaResumo
Este artigo apresenta alguns desafios envolvendo a participação da família na gestão democrática escolar, no contexto família-escola. Ele é oriundo de uma pesquisa qualitativa, que teve por instrumento a entrevista semiestruturada aplicada aos familiares, professores e gestores de uma escola pública no município de Camaragibe-PE. Os dados analisados tiveram como esteio a técnica de análise de conteúdo, apontando para descompassos e desafios nessa relação: Por um lado, embora a família reconheça a importância da escola na vida dos alunos, ainda alega falta de tempo ou desconhecimento de seu papel na gestão democrática, no tocante à participação nas instâncias deliberativas escolares. Por outro, um discurso enraizado de gestores/docentes que apontam desinteresse da família em acompanhar as decisões, não se colocando de maneira mais proativa no sentido de atraí-los para o contexto escolar. Acreditamos que ao evidenciarmos tais dinâmicas, podemos contribuir para ampliar o debate em torno da temática, de forma que a escola possa se tornar verdadeiramente democrática.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.
BASSEDAS, Huguet et al. Intervenção e Diagnóstico Psicopedagógico. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BORDIGNON, Genuíno. Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Brasília: MEC/SEB, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96. Brasília. MEC, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
GOHN, Maria da Glória . Educação não-formal e cultura política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MACHADO, Laêda Bezerra. Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 250-265, 2019. Disponível em https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/issue/view/Vol.%2021%2C%202019 Acesso em 03/12/2022
NOGUEIRA, Maria Alice; RESENDE, Tânia de Freitas. Relação família-escola no Brasil: um estado do conhecimento (1997-2011). Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 32, n. 65, p. 1-19, 2022. Disponível em https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/issue/view/1145 Acesso em 12/12/2022
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2013.
LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 8 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
MYNAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: HUCITEC, 2001.
PAROLIN, Isabel. Professores formadores: a Relação entre família, a escola e a aprendizagem. Curitiba: Positivo, 2003.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 14ª ed. Rio de Janeiro: Forense- Universitária, 1986.
PIAGET, Jean. Para onde vai à educação. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.
REIS, Risolene Pereira. Relação família/escola: uma parceria importante no processo de ensino e aprendizagem In. Mundo Jovem: um jornal de ideias, São Paulo, nº. 373. Fev. 2007, p. 6. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/relacao-familia-escola-uma-parceria-importante-no-processo.htm. Acesso em 10 dez. 2022
ISHIDA, Francine Leandra de Melo Rodrigues; SOUZA, Tatiana Noronha de. Gestão democrática: a participação da família na escola. I Seminário Internacional De Pesquisa Em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. Anais, Franca-SP, 2014. Disponível em https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/-planejamentoeanalisedepoliticaspublicas/isippedes/francine-leandra-de-melo-rodrigues-ishida.pdf. Acesso em 20 nov. 2022.
SILVA, Tania Mara Tavares; LOVISOLO, Hugo Rodolfo. A relação família e escola e a gestão democrática: o papel dos especialistas e as novas figurações do tempo presente. Florianópolis, UDESC; ANPUH-SC; PPGH, 2011. Disponível em https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/STPII/stpi/paper/viewFile/310/231, Acesso em 12 dez 2022
SZYMANSKI, Heloísa. A relação família/escola: desafios e perspectivas. Brasília, Editora Plano, 2003.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14 ed. São Paulo: Papirus, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.