FECHAMENTO DE ESCOLAS NO BRASIL (2010-2020): agenda neoliberal?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.6934

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Neoliberalismo, Direito à Educação

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo geral de analisar as relações entre o fechamento de escolas no Brasil e o neoliberalismo, a partir da crítica materialista dialética, pautada em Marx, Engels e Kosik. Investigar as justificativas do poder público para o fechamento de escolas e a distribuição do fenômeno no território nacional são objetivos específicos, buscando-se responder às seguintes questões: os números dos censos educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apontam para aumento do número de fechamento de escolas entre 2010 e 2020? Sãs as escolas públicas, ou as privadas, as mais atingidas pelo fechamento? As justificativas apontadas pelo poder público para o fechamento de escolas apresentam uma lógica neoliberal? Os instrumentos de investigação são a abordagem quantitativa de dados secundários, extraídos dos censos educacionais do INEP,  em triangulação com abordagem qualitativa, a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) de duas fontes de comunicação: portal da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Portal G1.  A investigação conclui que as escolas rurais e as públicas são as mais atingidas por fechamentos, com maior ocorrência na região nordeste, nos estados do Piauí, da Paraíba e do Ceará. As justificativas do poder público para o fechamento de escolas, segundo as reportagens consultadas, centram-se em razões estruturais, baixo número de matrículas e reestruturação da rede de ensino. Assim, os resultados sugerem indícios de privatização e “desruralização” de ensino, bem como possibilidade de gradativa desescolarização. 

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Biografia do Autor

Tamara Cardoso André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Pedagoga graduada pela PUC-RS, Mestre e Doutora em Educação pela UFPR e Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no Programa de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteira; onde desenvolve pesquisas sobre Linguagem, Educação e Trabalho. 

Camila Regina Copetti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Professora Pedagoga, graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

CARDOSO ANDRÉ, T.; REGINA COPETTI, C. FECHAMENTO DE ESCOLAS NO BRASIL (2010-2020): agenda neoliberal?. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–28, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.6934. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6934. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua