TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL E EAD

empregabilidade e atuação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6697

Palavras-chave:

Taxa de desemprego dos egressos, Empregabilidade, Destino profissional, Mercado de trabalho, Curso de Pedagogia

Resumo

Este artigo investiga as trajetórias profissionais de egressos de cursos de Pedagogia das modalidades presencial, semipresencial e a distância de Belo Horizonte. Objetivou-se analisar a empregabilidade e o destino ocupacional de pedagogas e pedagogos, com fundamentação teórica no modelo de busca do emprego, segundo o qual, a procura profissional é complexa e afetada por muitos fatores, dentre eles aqueles ligados às características pessoais dos que querem se inserir no mercado de trabalho. Para isso, foi realizado survey por meio de questionário autoaplicado, respondido por uma amostra de 186 participantes. Os dados foram tabulados e submetidos à tratamento estatístico descritivo. Como principais resultados, foi possível identificar considerável discrepância entre a empregabilidade e o destino ocupacional de pedagogos e pedagogas quando analisada a modalidade cursada, não sendo encontradas diferenças significativas entre a empregabilidade e o destino ocupacional de egressos de cursos de Pedagogia presenciais, semipresenciais e a distância quando controlados por sexo, idade ou autodeclaração de cor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Santos Braga, Centro Universitário Newton Paiva; Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Docente em cursos de formação de professores do Centro Universitário Newton Paiva e da Universidade do Estado de Minas Gerais - Ibirité. Grupo de Pesquisa Política e Administração de Sistemas Educacionais (PASE/UFMG). E-mail: danielsantosbraga@gmail.com

Márcia Helena Inácio, Centro Universitário Newton Paiva

Bacharel em Ciências Contábeis - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva. E-mail: marcinhahelenai@gmail.com

Nivalda Chaves dos Santos Salomé, Centro Universitário Newton Paiva

Bacharel em Administração - Universidade Santo Amaro. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva. E-mail: nivaldachaves8@gmail.com

Amanda Tolomelli Brescia, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Núcleo de Estudos sobre Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT/FaE/UEMG). E-mail: atolomellibrescia@gmail.com

Referências

ALMEIDA, Alexandre Nascimento de; NERES, Ivonaldo Vieira; NUNES, André; SOUZA JUNIOR, Celso Vila Nova de. Efetividade da expansão universitária pública no Brasil: comparação entre a situação de alunos egressos e evadidos. Ensaio: Avaliação em Políticas Públicas Educacionais, v.28, n.107, p.457-479., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701864. Acesso em: 12 maio 2021.

ALMEIDA, Camila Gusmão de; SOCCI, Vera. Inserção profissional e carreira de formandos e egressos brasileiros: revisão da literatura. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 81-92, jun. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n1p81. Acesso em: 12 maio 2021.

ANDRADE, Arthur Gehrke Martins. Inserção profissional e mobilidade social dos egressos dos cursos de pedagogia no Brasil. 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2020.

ANDRIOLA, Wagner Bandeira; BARROZO FILHO, José Liberato. Avaliação de Políticas Públicas para a Educação Superior: o caso do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Avaliação (Campinas). vol.25, n.3, p.594-621. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300005. Acesso em: 12 maio 2021.

ARAUJO, Antonia Amanda; BENEVIDES, Alesandra de Araújo; MARIANO, Francisca Zilania; BARBOSA, Rafael Barros. Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. e250064, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250064. Acesso em: 8 set. 2021.

ARAÚJO, João Paulo Faria de; ANTIGO, Mariangela Furlan. Desemprego e qualificação da mão de obra no Brasil. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 308-335, maio/ago. 2016.Disponível em: https://doi.org/10.1590/198055272025. Acesso em: 8 set. 2021.

ATAIDE, Patrícia Costa; NUNES, Iran de Maria Leitão. Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 9, n. 1, p. 167-188, jan./jun. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v9n1p167-188. Acesso em: 8 set. 2021.

AZEVEDO, Marcia Carvalho de; TONELLI, Maria José; SILVA, André Luis. Contratos flexíveis de trabalho: Diferentes perfis de trabalhadores qualificados brasileiros. RAUSP, São Paulo, v. 50, n. 3, p. 277-291, jul./ago./set. 2015. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/tonelli_-_contratos_flexiveis_de_trabalho.pdf. Acesso em: 8 set. 2021.

BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Democratização ou massificação do Ensino

Superior no Brasil? Revista de Educação Puc-Campinas, Campinas, v. 24, p. 240-253, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4324. Acesso em: 12 maio 2021.

BASTIANI, Sherlon C. de; ARBAGE, Lucas A. As políticas para expansão e democratização do acesso à educação superior no cenário brasileiro. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 44, p. 137-152, mai./ago, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v20i44.3673. Acesso em: 21 set. 2021.

BRAGA, Daniel Santos; PEREIRA, Isabella Adriane Martins. Políticas públicas de formação de professores e educação a distância: um caminho para o cumprimento do PNE (?). Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 33, jul. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72131. Acesso em: 22 set. 2021.

CUNHA, Dênis Antônio; ARAÚJO, Aracy Alves de; LIMA, João Eustáquio. Determinantes do desemprego e inatividade de jovens no Brasil metropolitano. Revista de Economia e Agronegócio, Viçosa, v. 9, n. 3, p. 369- 392, set. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.25070/rea.v9i3.191. Acesso em: 8 set. 2021.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000200002. Acesso em: 8 set. 2021.

FERREIRA-VARGAS, Michely de Lima. Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG. 2016. 311 fl. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2016.

FERREIRA-VARGAS, Michely de Lima; PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda. A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos. Educar em revista, v.35, n.76, p.279-304, ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.62301. Acesso em: 5 abr. 2021.

GONÇALVES, Ana Cecília Mendes. Avaliação institucional e políticas de accountability: o Sistema Nacional de Avaliação da educação superior e o Tribunal de Contas da União. Dissertação (Mestrado em Educação). 2021. 132f. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2021.

HELAL, Diogo Henrique; ROCHA, Maíra. O discurso da empregabilidade: o que pensam a academia e o mundo empresarial. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 9, n.1, p. 139-154, mar. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000100009. Acesso em: 8 set. 2021.

INEP/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ministério da Educação. Sinopse estatística do ensino superior: graduação 1999. Brasília: INEP, 2000. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/censo/1999/superior/miolo1_Sinopse_Superior99.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.

INEP/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ministério da Educação. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.

LAYARD, Richard; NICKELL, Stephen J.; JACKMAN, Richard. Unemployment: macroeconomic performance and the labour market. Oxford University Press, Oxford, UK, 1991.

LIMA, Vinicius. O drama do mercado de trabalho para recém-formados. Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE), 14 abr. 2021. Disponível em: https://www.nube.com.br/blog/2021/04/14/o-drama-do-mercado-de-trabalho-para-recem-formados. Acesso em: 12 maio 2021.

MACHADO, Evelcy Monteiro. O pedagogo, o curso e o mercado de trabalho, na percepção de egressos da UFPR. Educar em Revista, n. 5, p.17-32, jan./dez. 1986. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.056. Acesso em: 5 abr. 2021.

MELO, Savana Diniz Gomes; DUARTE, Adriana. Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização. Caderno CEDES, Campinas, v. 31, n. 84, p. 231-251, maio-ago, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622011000200005. Acesso em: 8 set. 2021.

MORAES, Marcia; GALASSO, Bruno; JANOARIO, Ricardo; ESDRAS, Dirceu. Egressos: um olhar sobre as trajetórias de graduados em Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Ensaio: Avaliação em Políticas Públicas Educacionais, v. 26, n.100, p. 1084-1107, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601546. Acesso em: 5 abr. 2021.

NUNES, Francinete Alves. Relatos dos egressos do curso de pedagogia da UEMA/Campus Santa Inês: uma contribuição para a formação dos profissionais da educação. 2014. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2014.

PAUL, Jean-Jacques. Algumas reflexões sobre as relações entre o ensino superior e o mercado de trabalho no Brasil. Documento de trabalho 8/89, NUPES, Universidade de São Paulo, 60p. 1989. Disponível em: http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt8908.pdf. Acesso em: 8 set. 2021.

PAUL, Jean-Jacques. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Cadernos CRH, Salvador, v. 28, n. 74, maio/ago. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792015000200005. Acesso em: 8 set. 2021.

PEREIRA, Giveldna Maria Costa; CASTRO, Felipe Nalon; LANZA, Luciana Nunes Menolli; LANZA, Daniel Carlos Ferreira. Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalho. Ensaio: Avaliação em Políticas Públicas Educacionais, v. 24, n.90, p.179-198, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100008. Acesso em: 8 set. 2021.

POCHMANN, Márcio; CAMPOS, André Gambier; AMORIM, Ricardo Luiz Chagas. Demanda e perfil dos trabalhadores formais no Brasil em 2007. Repositório do conhecimento do IPEA, nov. 2017. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4728. Acesso em: 8 set. 2021.

REIS, Maurício Cortez; CAMARGO, José Márcio. Desemprego dos jovens no Brasil: os efeitos da estabilização da inflação em um mercado de trabalho com escassez de informação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 61 n. 4, p. 493–518, out.dez 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71402007000400004. Acesso em: 8 set. 2021.

SABOIA, João (coord.); SABOIA, Ana Lucia; SALM, Claudio; FALVO, Josiane Fachini; MALUF, Mônica Maia Bonel; COSTA, Vera Lúcia Cabral. Tendências da qualificação da força de trabalho. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. (Estudo transversal, 04). Relatório final do Estudo Transversal “Qualificação da Força do Trabalho”. Projeto de Pesquisa “Perspectivas do Investimento no Brasil”. Rio de Janeiro: Instituto IE-UFRJ / Campinas: IE-UNICAMP, 2008/2009. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/Neit/images/stories/arquivos/ie_ufrj_et04_qualificacao.pdf. Acesso em: 8 set. 2021.

SANTOS, Clarissa Tagliari; LIMA, Raquel Guilherme de; CARVALHAES, Flavio. O perfil institucional do sistema de ensino superior brasileiro após décadas de expansão. In: BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira (org.). A expansão desigual do ensino superior no Brasil. Curitiba: Appris, 2020. p. 27-55.

SEMESP –Sindicato das Entidades Mantenedores do Ensino Superior. Mapa do ensino superior no Brasil 2020. 10. ed. Convergência Editorial: São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/mapa-do-ensino-superior/. Acesso em: 21 jul. 2021.

SIMÕES, Ruth Alves. Ensino superior e mercado de trabalho. 1985. 154 f. Dissertação (Mestrado em Economia). Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará, 1985.

Downloads

Publicado

2021-11-27

Como Citar

SANTOS BRAGA, D.; HELENA INÁCIO, M.; CHAVES DOS SANTOS SALOMÉ, N.; TOLOMELLI BRESCIA, A. TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL E EAD: empregabilidade e atuação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–25, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6697. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6697. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua