TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL E EAD
empregabilidade e atuação
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6697Palavras-chave:
Taxa de desemprego dos egressos, Empregabilidade, Destino profissional, Mercado de trabalho, Curso de PedagogiaResumo
Este artigo investiga as trajetórias profissionais de egressos de cursos de Pedagogia das modalidades presencial, semipresencial e a distância de Belo Horizonte. Objetivou-se analisar a empregabilidade e o destino ocupacional de pedagogas e pedagogos, com fundamentação teórica no modelo de busca do emprego, segundo o qual, a procura profissional é complexa e afetada por muitos fatores, dentre eles aqueles ligados às características pessoais dos que querem se inserir no mercado de trabalho. Para isso, foi realizado survey por meio de questionário autoaplicado, respondido por uma amostra de 186 participantes. Os dados foram tabulados e submetidos à tratamento estatístico descritivo. Como principais resultados, foi possível identificar considerável discrepância entre a empregabilidade e o destino ocupacional de pedagogos e pedagogas quando analisada a modalidade cursada, não sendo encontradas diferenças significativas entre a empregabilidade e o destino ocupacional de egressos de cursos de Pedagogia presenciais, semipresenciais e a distância quando controlados por sexo, idade ou autodeclaração de cor.
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