CRÔNICAS DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS ESCOLARES DE NOSSA SENHORA:

registros de uma trajetória missionária e educacional - Alemanha e Forquilhinha – SC (1935-1964)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6477

Palavras-chave:

Educação. Religiosas. Crônicas.

Resumo

O presente artigo analisa a chegada, a atuação escolar e missionária das religiosas da Congregação das “Irmãs Escolares de Nossa Senhora”, em Forquilhinha, Santa Catarina, Brasil, no início do século XX. A Congregação foi fundada na Alemanha, no ano de 1833, pela religiosa Maria Teresa de Jesus Gerhardinger e expandiu-se para diferentes continentes com o objetivo de auxiliar na educação escolar e catequética de crianças e adultos, em especial em localidades onde haviam colônias de migrantes de origem alemã. A pesquisa utilizou como fonte central do estudo o livro de Crônicas do Colégio Sagrada Família, escrito pelas freiras da Congregação. Referido livro de Crônicas se apresenta como um meritório documento histórico em razão de seus registros, que relatam o processo de saída da Alemanha até a chegada das Irmãs Escolares na então colônia alemã de Forquilhinha. Nele se encontram registros sobre as dificuldades encontradas, as realizações e os trabalhos escolares e catequéticos realizados tanto na escola como na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Gonçalves Martins, UNESC

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). Membro do grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior PROSUC/CAPES/UNESC. E-mail: cintiamartins@unesc.net

Giani Rabelo , Universidade do Extremo Sul Catarinense

Pós-doutorado na Universidade de Lisboa e Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) e no Curso de Pedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa "História e Memória da Educação" (GRUPEHME). E-mail: gra@unesc.net

Referências

ACRE, Alessandra. A pedagogia na “Era das Revoluções”: uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

ARNS, Maria Helena. A Bem Aventurada Maria Teresa de Jesus: fundadora da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Forquilhinha, SC: Ed. Formsul, 2012. 222 p.

CAMPOS, Cynthia Machado. O Perigo das Escolas. In: CAMPOS, Cynthia Machado. Santa Catarina, 1930: da degenerescência à regeneração. Florianópolis/SC: Editora da UFS, 2008.

DIOCESE DE CRICIÚMA. Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Disponível em http://www.diocesecriciuma.com.br/irmas-escolares-de-nossa-senhora Acesso em 01 jun. de 2021.

GRUNEWALD, Monika. A Pedagogia do século XIX: Maria Teresa Gerhardinger. Munique: Alemanhã, Ed. Sadifa Media, 2012.

IRMÃS ESCOLARES DE NOSSA SENHORA – IENS. Teresa Gerhardinger: Corajosa Mulher de Fé e de Visão Mundial. Tradução das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Texto e material fotográfico: Provincialatos das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, München, Porto Alegre e São Paulo. Colaboração de Christian Feldmann. Strasbourg: Editions Du Signe, 1989. 52 p.

IRMÃS ESCOLARES DE NOSSA SENHORA – IENS. Crônicas do Convento Sagrada Família das Irmãs Escolares de Nossa Senhora: Forquilhinha – Município de Criciúma Estado de Santa Catarina. Parte I – Fins de 1935 a 1936. Cronista Adolfine Meisner. Tradução de M.Norberta Ogniewski.

IRMÃS ESCOLARES DE NOSSA SENHORA – IENS. Crônicas do Convento Sagrada Família das Irmãs Escolares de Nossa Senhora: Forquilhinha – Município de Criciúma Estado de Santa Catarina. Partes II e III – Fins de 1936 a 1964. Cronistas Adolfine Meisner e Maximilia Kaboth. Tradução de M. Helena Arns.

KITCHEN, Martin. História da Alemanha Moderna: de 1800 aos dias de hoje. Tradução: Claudia Gerpe Duarte. São Paulo, Ed. Cultrix, 2013.

NASCIMENTO, Dorval. Nacionalização do ensino catarinense na Primeira República (1911-1920). Revista Brasileira de História da Educação. n. 21, p.123-143, dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38543. Acesso em: 05 maio 2021

MEDEIROS, Miriam de. A categoria pobreza na formação dos membros da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora à luz de Enrique Dussel e Paulo Freire. 2017. 274 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma.

SOETARD, Michel. Johann Pestalozzi. Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Massangana, 2010.

ZANELATTO, João Henrique; OSÓRIO, Paulo Sérgio. Forquilhinha: do presente para o passado, outras memórias uma nova história. Forquilhinha, SC, Ed. UNESC, 2012.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

GONÇALVES MARTINS, C.; RABELO , G. . CRÔNICAS DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS ESCOLARES DE NOSSA SENHORA: : registros de uma trajetória missionária e educacional - Alemanha e Forquilhinha – SC (1935-1964). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–21, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6477. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6477. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Imigração e Colonização alemãs no Brasil