IMIGRANTES ALEMÃES CATÓLICOS EM CURITIBA:

Cultura escolar e romanização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6452

Palavras-chave:

Educação de Imigrantes. Curitiba. Cultura Escolar.

Resumo

Este estudo analisa a relação dos imigrantes alemães, que chegaram a Curitiba a partir de meados do século XIX até início do século XX, com a educação. Vindos de regiões nas quais a escolarização fazia parte de sua cultura, estes imigrantes elegeram a educação escolar como instrumento de manutenção e transmissão da língua e da religião de origem, - os dois principais elementos de preservação da identidade étnica/cultural. O problema que guiou o desenvolvimento deste estudo interrogou em que medida a Escola Popular Alemã Católica de Curitiba fundada em 11 de maio de 1896, atual Colégio Bom Jesus, se inseriu no processo de implantação do catolicismo romanizado em Curitiba e, como a cultura escolar ali desenvolvida contribuiu para a concretização de tal objetivo. Dentre as fontes utilizadas, destacam-se o acervo documental disponível no Arquivo Pró-memória do Colégio Bom Jesus e ainda, relatórios do governo do estado do Paraná, a imprensa periódica de Curitiba e bibliografia pertinente. Teórica e metodologicamente a pesquisa se insere na perspectiva da Nova História Cultural, mais especificamente nos estudos relacionados à história das instituições escolares e da cultura escolar. Os resultados apontam que a escola estudada atendia um público específico, em sua maioria filhos de imigrantes alemães católicos, que traziam consigo a preocupação de preservar na nova Pátria a cultura do país de origem. Para tanto, o aprendizado da língua alemã, ao lado do cultivo da religião Católica, segundo seus moldes, eram elementos fundamentais. Assim, nos seus primeiros anos de funcionamento, a instituição caracterizou-se como uma escola étnica, que se inseriu no processo de implantação do catolicismo romanizado em Curitiba, e a cultura escolar nutrida em seu interior colaborou para esse intento.

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Biografia do Autor

Luis Lopes, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professor do Curso de Pedagogia e da Área de Humanidades do Centro Universitário Internacional UNINTER. Membro do Grupo de Pesquisa: EAD, presencial e o híbrido: vários cenários de docência, currículo, de aprendizagens e políticas públicas. E-mail: luís.l@uninter.com  

 

Ariclê Véchia, Universidade Federal do Paraná

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em História Comparada da Educação pela Universidade de Coimbra (2004-2005). Professora aposentada da Universidade Federal do Paraná. E-mail: arikele@hotmail.com

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

LOPES, L.; VÉCHIA, A. . IMIGRANTES ALEMÃES CATÓLICOS EM CURITIBA: : Cultura escolar e romanização . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–25, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6452. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6452. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Imigração e Colonização alemãs no Brasil