IMIGRAÇÃO ALEMÃ E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO EM IJUÍ-RS: da Escola Alemã ao Colégio Sinodal de Ijuí (1899- 1938)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6404

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, História da Educação brasileira, Instituições educativas brasileiras

Resumo

Em 1890, foi fundada a colônia de Ijuí, modelo de colônia exemplar, planejada a partir da imigração espontânea e da integração de diversas etnias. O estudo objetiva investigar a aplicação desse projeto de colônia, através do âmbito educacional. Assim, como as mudanças no cenário educacional após a emancipação da colônia em 1912. O enfoque direciona-se para os imigrantes alemães de confissão luterana estabelecidos na região. Analisamos o caso da primeira escola comunitária de origem germânica e confissão evangélica, fundada na colônia, conhecida atualmente como Colégio Evangélico Augusto Pestana. O estudo se insere no campo da História da Educação, com ênfase à História das Instituições Escolares, e utiliza aportes teórico-metodológicos da História Cultural. A pesquisa é realizada no Museu Escolar da instituição, e utiliza como fonte os documentos de caráter memorialístico “Relatos do Sr. Albino Brendler” (1995); o livreto “Breve Histórico do Ginásio Augusto Pestana” (1952); e os boletins e livros didáticos referentes ao período analisado. O recorte temporal compreende o período de 1899 a 1938, abrangendo o cenário educacional desses imigrantes desde a fundação da escola até o impacto inicial da implantação das políticas nacionalizadoras do governo estadonovista. A investigação permitiu perceber que inicialmente não foi estabelecido um sistema educacional que assimilasse os imigrantes no contexto nacional. Após 1912, o uso do vernáculo e o ensino da História e Geografia do Brasil foram incentivados sob subvenção estatal, porém, esses incentivos não foram suficientes para evitar uma grande crise em decorrência da política de nacionalização do ensino.

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Biografia do Autor

Milene Moraes de Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista Integral da Capes. Grupo interdisciplinar de estudos do desenvolvimento científico e tecnológico. E-mail: milene.mfigueiredo@gmail.com

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. E-mail: eduardohass.he@gmail.com

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

MORAES DE FIGUEIREDO, M.; CRISTIANO HASS DA SILVA, E. IMIGRAÇÃO ALEMÃ E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO EM IJUÍ-RS: da Escola Alemã ao Colégio Sinodal de Ijuí (1899- 1938). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 01–27, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6404. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6404. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Imigração e Colonização alemãs no Brasil