A EXPERIÊNCIA COM OS COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS PAULO FREIRE E SEMENTE DA CONQUISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6381

Palavras-chave:

Pedagogia Socialista. Complexos de estudo. Educação no MST.

Resumo

Discute a experiência das Escolas de Ensino Médio Paulo Freire e Semente da Conquista, localizadas em Abelardo Luz, oeste catarinense. É resultado de um projeto que articula pesquisa e extensão, o qual envolve a Universidade Pública e as Escolas em questão e se desenvolve há seis anos, tendo por foco a formação de professores e a organização do trabalho pedagógico com base nos complexos de estudo. Os complexos são uma formulação da Pedagogia Socialista Soviética no período inicial da Revolução Russa, e tem sido atualizado em escolas ligadas ao Movimento Sem Terra - MST. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica nos chamados pioneiros da pedagogia soviética, favorecida por novas traduções e publicações na última década. Realizaram-se ainda observações em todo o processo, registradas em cadernos próprios e tomamos por base relatórios, avaliações e depoimentos de professores e estudantes. Nosso objetivo é o de registrar e refletir a experiência, identificando possibilidades e limites do trabalho pedagógico que se propõe superador das pedagogias burguesas.

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Biografia do Autor

Edilaine Aparecida Vieira, Escola de Ensino Médio Paulo Freire

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Integra o Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas NPP/UFPR.

Sandra Dalmagro, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Doutora em em Educação pela UFSC. Professora no Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o Núcleo de Estudos sobre as Transformação no Mundo do Trabalho - TMT/UFSC.

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

VIEIRA, E. A.; DALMAGRO, s. A EXPERIÊNCIA COM OS COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS PAULO FREIRE E SEMENTE DA CONQUISTA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–21, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6381. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6381. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns