A EXPERIÊNCIA COM OS COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS PAULO FREIRE E SEMENTE DA CONQUISTA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6381Palavras-chave:
Pedagogia Socialista. Complexos de estudo. Educação no MST.Resumo
Discute a experiência das Escolas de Ensino Médio Paulo Freire e Semente da Conquista, localizadas em Abelardo Luz, oeste catarinense. É resultado de um projeto que articula pesquisa e extensão, o qual envolve a Universidade Pública e as Escolas em questão e se desenvolve há seis anos, tendo por foco a formação de professores e a organização do trabalho pedagógico com base nos complexos de estudo. Os complexos são uma formulação da Pedagogia Socialista Soviética no período inicial da Revolução Russa, e tem sido atualizado em escolas ligadas ao Movimento Sem Terra - MST. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica nos chamados pioneiros da pedagogia soviética, favorecida por novas traduções e publicações na última década. Realizaram-se ainda observações em todo o processo, registradas em cadernos próprios e tomamos por base relatórios, avaliações e depoimentos de professores e estudantes. Nosso objetivo é o de registrar e refletir a experiência, identificando possibilidades e limites do trabalho pedagógico que se propõe superador das pedagogias burguesas.
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