PENSANDO PEDAGOGIAS PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA:
contribuições de licenciatura indígenas de Brasil e Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6372Palavras-chave:
Educação. Desenvolvimento da pessoa humana. Cultura indígena.Resumo
Este artigo apresenta reflexões em direção a visões educacionais mais ampliadas e profundas, sob a ótica da educação como forma de transcendência e de emancipação humana. As considerações partem de uma investigação de Doutorado que tem como objetivo identificar desafios e potenciais de Licenciaturas Indígenas da América Latina, sendo que neste texto são abordadas potencialidades de programas desenvolvidos em instituições de ensino superior de diferentes regiões do Brasil e da Colômbia, principalmente no que tange a estratégias diferenciadas de formação docente e de formação de formadores/as. É utilizada a perspectiva metodológica cartográfica, a qual permite a abertura para acompanhar processos, sem a determinação previa de regras fixas, com diferentes graus de interação no sentido de colaborar em um campo de forças. A investigação mostra a existência de elementos com potencial de inspiração para propostas educacionais e sistemas de formação docente não indígena, tendo como base a pesquisa, autopesquisa, histórias de ventre, princípios pedagógicos da Mãe Terra e planos e/ou estruturas curriculares em forma de espiral ou de rede. É destacada a importância de que essas estratégias pedagógicas sejam pesquisadas, evidenciadas e experimentadas em outros programas e universidades, visando reinvenções educacionais na direção de mudanças mais amplas da sociedade e da visão de educação, tendo em vista a necessidade de emancipação humana.
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