POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6354

Palavras-chave:

Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico, Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico.

Resumo

O multiculturalismo em ascensão tem exigido que o ensino de línguas extrapole os modelos instrucionais de educação em direção a uma pedagogia crítico-reflexiva, que prepare o aluno para lidar com múltiplos contextos e que viabilize a sua inserção política e emancipatória em cenário internacional. Por isso, o objetivo neste estudo é discutir se a ação de uma pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências crítica, política e linguística básicas para a inserção do indivíduo como ser sociocultural no mundo globalizado. Para tanto, utilizamos arcabouço teórico de Freire (2020) e Giroux (1997, 1999), respectivamente, sobre a educação problematizadora e a prática da pedagogia crítica, bem como de que forma essa perspectiva pode ser utilizada para um ensino integrador de língua inglesa; e Rojo (2009, 2013) e Lemke (2010) sobre a função e o estabelecimento dos multiletramentos como componente pedagógico viabilizador de uma visão multicultural; além de referenciais complementares. O estudo é exploratório, bibliográfico e documental, com análise qualitativa, sendo o corpus constituído de um texto publicitário satírico que referencia o turismo brasileiro em cenário internacional. Apresentamos, como resultado, que a combinação pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências necessárias para uma inclusão emancipatória do indivíduo em cenário internacional. O processo ocorre, principalmente, a partir da valorização dos contextos sociais do aluno e de sua cultura local.

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Biografia do Autor

Kaian Lago, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Licenciado em Letras - Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo. Voluntário de Iniciação Científica. E-mail: kaianspricigol@gmail.com

Eduardo Zapparoli, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduando do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo. E-mail: eduardozapparoli@outlook.com

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo (UPF) / Universidade Feevale

Doutor em Letras (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Novo Hamburgo (RS). e-mail: ecesar@upf.br

Luis Henrique Boaventura, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Letras (UPF-2017). Bolsista PNPD/CAPES (UPF). E:mail: luishboaventura@hotmail.com

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Publicado

2021-08-04

Como Citar

LAGO, K.; ZAPPAROLI, E.; FREITAS, E. C. de; BOAVENTURA, L. H. POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–25, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6354. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6354. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua