INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6296

Palavras-chave:

Indivíduo. Educação. Emancipação Humana.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o desenvolvimento do indivíduo e do complexo da educação como perspectiva da formação humana. A pesquisa utiliza a metodologia que se adequa à natureza teórico-bibliográfica sobre o desenvolvimento do indivíduo e sua relação com o complexo da educação, a partir de uma investigação crítica com base nas contribuições da ontologia do ser social e da psicologia histórico-cultural. Por situar-se em uma investigação crítica, busca apreender a natureza própria, as contradições, as possibilidades e os limites do processo social de formação humana. O artigo está dividido em três partes: na primeira, tratamos sobre o que é o indivíduo como ser social e cultural; na segunda, analisamos a formação do indivíduo na sociedade do capital; e, por fim, abordamos o processo de educação na perspectiva da emancipação humana. Conclui-se que somente a partir de uma compreensão histórica dos processos de formação do indivíduo e da análise do complexo educativo, pelo qual se efetiva esse processo de formação é possível uma contribuição na busca da emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marismênia Nogueira dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Analista em Gestão Educacional do Estado de Pernambuco. Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO) E-mail: marismenia.santos@aluno.uece.br.

Maria Núbia de Araújo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Mestre em Educação pelo mesmo Programa, Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação (CED-UECE). Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia do município de Caucaia-Ceará. E-mail: nubia.araujo@aluno.uece.br.

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Social e do Trabalho NUSOL/UECE. E-mail: depaularuth@gmail.com.

Ciro Mesquita de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.  Atualmente é Professor da rede particular de ensino superior e da rede municipal de Fortaleza-CE, Formador de professores do ensino fundamental anos iniciais. E-mail: ciro.mesquita16@gmail.com

Referências

COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Ideologia e educação na perspectiva da ontologia marxiana. 2007. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

DUARTE, Newton. Educação escolar teoria do cotidiano e a escola de Vigotsky. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico-comparativo do construtivismo, da teoria do professor reflexivo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004. (Coleção Formação de Professores).

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LESSA, Sérgio. Para compreender a ontologia de Lukács. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

LUKÁCS, György. Per una ontologia dell'Essere Sociale. Roma: Riuniti, 1981. v. I, II, III.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe: estudos sobre dialética marxista. Tradução de Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. Tradução de Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O capital. Tomo II. São Paulo: Abril Cultural, 1985. v. I.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010. (Coleção Marx e Engels).

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política – livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. (Coleção Marx e Engels).

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007. (Coleção Marx e Engels).

MÉSZÁROS, István. Marx: a teoria da alienação. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

MÉSZÁROS, István. O século XXI: socialismo ou barbárie? São Paulo: Boitempo, 2003.

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.

MORAES, Betânia Moreira de. As bases ontológicas da individualidade humana e o processo de individuação na sociabilidade capitalista: um estudo a partir do livro primeiro de O Capital de Karl Marx. 2007. 161f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.

TONET, Ivo. Educação contra o capital. Maceió: EDUFAL, 2007.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Como Citar

NOGUEIRA DOS SANTOS, M.; DE ARAÚJO, M. N.; DE PAULA GONÇALVES, R. M. .; MESQUITA DE OLIVEIRA, C. INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–20, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6296. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6296. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua