AS NARRATIVAS SOBRE SER CRIANÇA: do desencanto ao encantamento em experiência de acadêmico a pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6295Palavras-chave:
Crianças. Educação Infantil. Processo Formativo. Narrativas (Auto) biográficas.Resumo
O principal objetivo deste artigo é descrever e analisar o processo formativo de um pesquisador iniciante diante das narrativas das crianças da turma do infantil IV sobre ser criança. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Infantil em um município da região norte do estado do Ceará. A abordagem teórico-metodológica qualitativa de ouvir as crianças está em consonância com os estudos realizados por pesquisadores, tais como Sarmento (2008); Cohn (2005); Costa e Astigarraga (2020), Passeggi (2014); entre outros. O procedimento metodológico principal foi utilização de um boneco representando um extraterrestre que visita a escola, inspirado em Lani-Bayle (2018); Conti e Passeggi (2014) e Furlanetto (2014), rodas de conversas coletivas, com pequenos grupos de crianças, gravadas e transcritas. Foi possível refletir sobre a infância vivida por elas, deixando evidente a necessidade de uma escuta sensível acerca do processo formativo tanto do pesquisador-iniciante quanto das crianças para que existam possibilidades de transformação, ou seja, de pesquisador desencantado para uma postura de pesquisador encantado.
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