EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E RESISTÊNCIA:

o cabelo como posicionamento político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6293

Palavras-chave:

Racismo. Educação antirracista. Política. Mulheres

Resumo

Esse artigo tem como objetivo principal refletir sobre o processo de transição capilar, que tem sido um fenômeno nos últimos tempos, sobretudo entre as mulheres. Sendo uma busca pela autoafirmação da identidade negra e a valorização das raízes afrodescendentes, o cabelo afro para além da questão estética, também é a expressão de um ato político contra o racismo. Tendo como base a mudança do cabelo, buscamos estabelecer relações entre esse fenômeno e a luta por uma educação de resistência antirracista, tendo em vista que um dos principais alvos das práticas racistas é o cabelo crespo. Reconhecendo o papel dos movimentos antirracistas da atualidade, o texto tem como base teórica intelectuais, principalmente mulheres brasileiras que têm feito a discussão sobre cabelo afro e a luta antirracista nos mais diversos espaços. A partir desta escrita é possível perceber uma discussão sobre a questão estética negra e a educação.

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Biografia do Autor

Amanda Motta Castro, FURG

Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande /FURG e docente do Departamento de Educação da mesma instituição. Grupo de estudos e pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez. E-mail: motta.amanda@terra.com.br

Elina Rodrigues de Oliveira, FURG

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG. Grupo de estudos e pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez. E-mail: elinarodriguesdeoliveira@hotmail.com

Gabriele Costa Pereira, FURG

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG. Grupo de estudos e pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez. E-mail: gabrielecp86@gmail.com

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Publicado

2021-09-02

Como Citar

MOTTA CASTRO, A.; RODRIGUES DE OLIVEIRA, E.; COSTA PEREIRA, G. . EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E RESISTÊNCIA: : o cabelo como posicionamento político . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6293. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6293. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua