EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA – CAMPUS IMPERATRIZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6286

Palavras-chave:

Currículo. Educação do Campo. Políticas Públicas.

Resumo

O estudo aborda a temática de Educação do Campo com foco na formação de educadores. Tem por objetivo fazer uma breve análise do currículo do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia - CCSST da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de Imperatriz, buscando identificar a existência do debate sobre Educação do Campo na formação dos educadores. Utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica, com destaque para os estudos de Arroyo (2004; 2012), Caldart (2002; 2004), Candau (2007) e Molina (2004; 2015), além de análise documental. Os resultados permitem identificar que o debate no curso de pedagogia sobre a temática em questão é realizado no âmbito de uma disciplina optativa, e, portanto, com pouca frequência. Todavia, outras disciplinas também apresentam em suas ementas conteúdos afins, possibilitando o contato com a discussão, embora de forma limitada, bem como o entendimento da sua importância no contexto plural em que os educadores são inseridos.

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Biografia do Autor

IARA RODRIGUES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestranda em Formação Docente em Práticas Educativas -PPGFOPRED (UFMA). Membro do Grupo de estudo e pesquisa Diálogos Interculturais e Práticas Educativas (DIPE). Monitora de Educação na Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo. E-mail: iararodriguesuft@gmail.com

ISABELA MENDES COSTA CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestranda em Formação Docente em Práticas Educativas -PPGFOPRED (UFMA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Diálogos Interculturais e Práticas Educativas (DIPE). Assistente Social da UFMA. E-mail:  isabelamendesas@gmail.com

WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutor em Letras (UFT/ Araguaína). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa Diálogos Interculturais e Práticas Educativas (DIPE). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação com área de concentração em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED (UFMA). E-mail: wg.zaparoli@ufma.br

UBIRATAN FRANCISCO DE OLIVEIRA

Doutor em Geografia (UFG). Membro do Grupo de Pesquisa Espaço, Sujeito e Existência - Dona Alzira-IESA-UFG. Integrante do grupo de pesquisa Agroecologia e Nova Cartografia Social (GEPACS/UFT). Docente do Magistério Superior na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) - Curso de Educação do Campo - Campus Tocantinópolis.  E-mail: bira@mail.uft.edu.br

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, I.; MENDES COSTA CAMPOS, I.; GOMES ZAPAROLI, W.; FRANCISCO DE OLIVEIRA, U. EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA – CAMPUS IMPERATRIZ. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–17, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6286. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6286. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns