EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA – CAMPUS IMPERATRIZ
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6286Palavras-chave:
Currículo. Educação do Campo. Políticas Públicas.Resumo
O estudo aborda a temática de Educação do Campo com foco na formação de educadores. Tem por objetivo fazer uma breve análise do currículo do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia - CCSST da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de Imperatriz, buscando identificar a existência do debate sobre Educação do Campo na formação dos educadores. Utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica, com destaque para os estudos de Arroyo (2004; 2012), Caldart (2002; 2004), Candau (2007) e Molina (2004; 2015), além de análise documental. Os resultados permitem identificar que o debate no curso de pedagogia sobre a temática em questão é realizado no âmbito de uma disciplina optativa, e, portanto, com pouca frequência. Todavia, outras disciplinas também apresentam em suas ementas conteúdos afins, possibilitando o contato com a discussão, embora de forma limitada, bem como o entendimento da sua importância no contexto plural em que os educadores são inseridos.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Formação de educadores do campo. In: CALDART, R. et al (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 359-365.
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. 214 p.
BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 46. Eed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 2002. Coleção Por uma Educação Básica do Campo, n. 4.
MOLINA, Monica Castagna. Escola do Campo. In: CALDART, Roseli S. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012.
MOLINA, Monica Castagna. Expansão das Licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, n. 55, p. 145-166, jan./mar. 2015. Editora UFPR.
MOREIRA, Antônio Flávio B; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Org. BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
OLIVEIRA, Ubiratan Francisco. Percursos metodológicos para construção coletiva de identidades na Licenciatura em Educação do Campo-UFT Tocantinópolis. In. SILVA [et.al.] (orgs) Educação do Campo e Formação Docente. Palmas: EDUFT, 2016.
PINHO, Ana Sueli Teixeira de; SANTOS, Stella Rodrigues dos. Educação fundamental no campo: por uma educação liberta do modelo escolar “urbanocêntrico”. Bahia: Educação Fundamental, n.13, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/minicursos/ementa%20do%20minicurso%20do%20gt13.pdf Acesso em 12 mai. de 2021.
POSO, Fabiana. F; MONTEIRO, Bruno. A. P. A Perspectiva decolonial nos cursos de formação de professores: uma revisão de literatura. Revista Pedagógica, v. 23, p.1-18,2021.
SACRISTÁN, Gimeno. O que significa o currículo. In. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Ramofly Bicalho. História da Educação do Campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, Micropolítica, democracia e educação. v. 18, n. 51, 2017 (out./dez.).
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 156 p.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Plano de ensino da disciplina Educação do Campo. Curso de Pedagogia. Imperatriz: UFMA, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz: UFMA, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.