JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6140Palavras-chave:
Juventudes, Mundo do trabalho, Educação Profissional e Tecnológica, Culturas juvenisResumo
A preocupação deste ensaio é com as juventudes contemporâneas. Nele são analisadas as inserções das juventudes contemporâneas nas esferas da cultura, da escola e do trabalho e tem por finalidade compreender os desafios postos para Educação Profissional e Tecnológica na atualidade. Foi produzido a partir de estudos realizados no componente curricular eletivo Juventude, Trabalho e Escola, oferecido no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica que pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS. Desenvolvido numa perspectiva qualitativa, foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, constituída de livros, artigos de periódicos e com material disponibilizado na Internet, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização foram definidas as seguintes categorias de análise: constituição do sujeito jovem e as culturas juvenis na contemporaneidade; mundo do trabalho e os espaços das juventudes e escola e formação profissional crítica dos jovens. Os resultados apontam o papel da educação para o presente e o futuro das juventudes, em que as instituições de ensino se apresentam como oportunidades de crítica, de negociação e produção cultural e de reconhecimento das identidades culturais. Um projeto de vida não pode se limitar às escolhas profissionais, porém, a inserção no mundo do trabalho é parte importante da vida dos jovens. É importante escutar os jovens e ajudá-los a enfrentar os obstáculos cotidianos para potencializar seus projetos de futuro, ajudando-os a enfrentar o poder de homogeneização que insiste em reduzi-los a um período de tempo transitório da vida.
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