AS CATEGORIAS TRABALHO (MARX) E HUMANIZAÇÃO (FREIRE): implicações no currículo “São Paulo Faz Escola”
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6136Palavras-chave:
currículo “São Paulo Faz Escola”, Humanização, Freire, Trabalho, MarxResumo
Este trabalho parte das discussões realizadas pelo Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação (GPTeFE / UFSCar) com base na análise do “currículo “São Paulo Faz Escola”" (2008-2018). A partir de uma suposta perspectiva humanista presente na proposta curricular, analisa-se quais seriam as possíveis aproximações e distanciamentos em relação ao entrelaçamento teórico das categorias “Humanização” para Freire e “Trabalho” em Marx. Para tanto, buscou-se estabelecer articulações epistemológicas e ontológicas entre as duas categorias a partir de
fundamentos teóricos presentes em diferentes obras dos dois autores. Utiliza-se como método a pesquisa bibliográfica e análise documental. A análise crítica do documento manifestou um afastamento das concepções de humanização (Freire) e trabalho (Marx), evidenciando que o currículo implementado afasta-se da práxis dialética desenvolvida pelos autores na relação homens e mundo, negando a historicidade humana, e, desta maneira, acaba por orientar para uma educação voltada a moldar espíritos humanos a necessidades empresariais alinhandos à concepção concepção liberal de trabalho.
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