AS CATEGORIAS TRABALHO (MARX) E HUMANIZAÇÃO (FREIRE): implicações no currículo “São Paulo Faz Escola”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6136

Palavras-chave:

currículo “São Paulo Faz Escola”, Humanização, Freire, Trabalho, Marx

Resumo

Este trabalho parte das discussões realizadas pelo Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação (GPTeFE / UFSCar) com base na análise do “currículo “São Paulo Faz Escola”" (2008-2018). A partir de uma suposta perspectiva humanista presente na proposta curricular, analisa-se quais seriam as possíveis aproximações e distanciamentos em relação ao entrelaçamento teórico das categorias “Humanização” para Freire e “Trabalho” em Marx. Para tanto, buscou-se estabelecer articulações epistemológicas e ontológicas entre as duas categorias a partir de

fundamentos teóricos presentes em diferentes obras dos dois autores. Utiliza-se como método a pesquisa bibliográfica e análise documental. A análise crítica do documento manifestou um afastamento das concepções de humanização (Freire) e trabalho (Marx), evidenciando que o currículo implementado afasta-se da práxis dialética desenvolvida pelos autores na relação homens e mundo, negando a historicidade humana, e, desta maneira, acaba por orientar para uma educação voltada a moldar espíritos humanos a necessidades empresariais alinhandos à concepção concepção liberal de trabalho.

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Biografia do Autor

Aldo Abitante, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, E-mail: aldoabitante1981@outlook.com

Renata Reis dos Santos, Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. E-mail: renata.reis@ifsp.edu.br

Juliana Rezende Torres, Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, E-mail: julianart@ufscar.br

Antônio Fernando Gouvêa da Silva, Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Docente de Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba e na Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, E-mail: gova@uol.com.br

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Publicado

2021-05-24

Como Citar

ABITANTE, A.; REIS DOS SANTOS, R. .; REZENDE TORRES, J.; GOUVÊA DA SILVA, A. F. . AS CATEGORIAS TRABALHO (MARX) E HUMANIZAÇÃO (FREIRE): implicações no currículo “São Paulo Faz Escola”. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–17, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6136. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6136. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua