DIÁLOGOS POSSÍVEIS: articulação de saberes locais com o ensino de Botânica
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6109Palavras-chave:
Saber. Diálogo. Ensino médio. Botânica.Resumo
Este trabalho se configura a partir do resultado da pesquisa no âmbito do mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, e tem por objetivo a compreensão do diálogo entre o saber local sobre o cultivo da mandioca com o processo de ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio a partir da articulação entre diferentes saberes. Visa, ainda, ressaltar a necessidade de evidenciar um saber com base nas experiências de vida que são constituídas de significados para os sujeitos que as experienciam, embora tais sujeitos sejam, às vezes, ofuscados e considerados como acríticos, ingênuos e não-ocidentalizados, dentre outras denominações, em detrimento de outro saber considerado científico. Essa compreensão se faz necessária para questionar a ideia de que ambos conhecimentos (local e científico) são incomensuráveis. Quando articulados aos conhecimentos escolares podem fazer sentido, além de poderem ser aplicados na tomada de decisões acerca de problemas reais do cotidiano. Os resultados foram analisados de maneira interpretativa numa perspectiva fenomenológica, apontam a contribuição para o processo de ensino-aprendizagem em Botânica a partir do estabelecimento de um diálogo entre o saber local sobre o cultivo da mandioca, sobretudo no que diz respeito à percepção dos estudantes no que tange à relação com o ensino e sua cotidianidade.
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