TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA REDE FEDERAL: fatores de evasão e permanência
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6069Palavras-chave:
Evasão escolar, Educação profissional, Inclusão EducacionalResumo
O presente trabalho objetiva analisar os caminhos da Educação Inclusiva no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, em que utiliza a pesquisa bibliográfica e documental para analisar os fatores de evasão e de permanência no trilhar dessas travessias. O corpus metodológico é desenhado através da literatura específica em língua portuguesa, no período de 2011 a 2020, por consultas de artigos nas bases do SciELO, três livros, Arroyo (1991), Freire (1996), Mantoan (2003), dois decretos sobre a temática, dois Planos Estratégicos para Permanência e Êxito dos estudantes e dois Regulamentos dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), a fim de fundamentar a discussão dos resultados. A conclusão do estudo revelou a complexidade da temática e a corresponsabilidade institucional dos agentes educativos para o fortalecimento da Educação Profissional Tecnológica Inclusiva. Percebe-se a necessidade em repensar o modelo educacional vigente, o Ensino Médio Integrado e o lugar da inclusão. Mais do que nunca, é preciso "tecer a rede" e, para isso, é preciso um longo debate, além de pesquisas e de investimentos.
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