ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DO ENSINO INFORMAL
saberes docentes mobilizados na educação especial
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6064Palavras-chave:
Ensino não formal, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Inclusão, Estágio SupervisionadoResumo
O aprendizado é assimilado com maior eficiência quando obtido por meio da experiência vivenciada, pois aplica na prática a teoria estudada. Este estudo busca compreender os saberes docentes mobilizados a partir da formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas por meio do Estágio não Formal, desenvolvido por duas turmas de Jovens e Adultos em uma escola de Educação Especial da Região Celeiro do Estado do RS, Brasil. Metodologicamente, trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e de estudo de caso. A análise dos dados coletados durante as atividades realizadas permitiu identificar os saberes docentes mobilizados durante os encontros e evidenciar a presença marcante do saber da formação profissional ao longo do estágio. A atividade proporcionou novos aprendizados, tanto aos alunos como às acadêmicas, possibilitando-lhes refletir sobre os processos da Educação Inclusiva, o que permitiu nova experiência formativa no processo de ensino e aprendizagem com alunos que apresentam deficiências intelectuais ou múltiplas no segmento da Educação de Jovens e Adultos.
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