POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS POR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA COMUM
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5839Palavras-chave:
Formação por conceitosResumo
Esta pesquisa, realizada com apoio da FAPESB, objetivou analisar o processo de apropriação de conceitos por estudante com Síndrome de Down (SD) inserida no segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola comum. A metodologia utilizada foi a análise microgenética dos momentos de trabalho docente com conceitos na área de Ciências. A análise microgenética direciona o olhar do observador para o processo de internalização que ocorre a partir da mediação social. Os resultados apontam para a importância de mediações pedagógicas que favoreçam situações vivenciais, apoiadas nos conceitos cotidianos, para apropriação dos conceitos científicos, bem como para elaboração de estratégias de memorização. Conclui-se que o professor deve proporcionar atividades que favoreçam o avanço da criança com SD na internalização do pensamento conceitual, de modo a organizar suas percepções iniciais, vagas e sincréticas, em modos mais ordenados do pensamento que dão significado à experiência concreta.
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