O BRINCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância?
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5799Palavras-chave:
Sociologia da Infância, Brincar, Pesquisa com crianças, Narrativas escritas, Distanciamento socialResumo
O presente artigo trata de uma pesquisa com crianças realizada neste momento de pandemia por pesquisadoras de um curso de Licenciatura em Pedagogia na Região da Serra Gaúcha/RS. Valendo-se das lentes da Sociologia da Infância, objetivou acolher e visibilizar, através de narrativas escritas, o que crianças entre seis e doze anos estão vivendo e sentindo nestes tempos de distanciamento sobre o brincar, convidando-as para que respondessem à seguinte pergunta: conte sobre as suas brincadeiras nestes tempos de distanciamento social, em que você está em casa. O convite foi feito via redes sociais institucionais do curso e obteve respostas de treze crianças por e-mail, WhatsApp e Instagram. Como resultados, a pesquisa deixa como legado essa consciência de cuidados consigo e com os outros expressos pelas crianças, bem como a percepção, considerando suas narrativas, de que o tempo do brincar, seja ele livre, com a família ou mesmo de modo contemplativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.