O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5790Palavras-chave:
Educação Básica, Política Educacional, Gestão, fundações e empresários do ensinoResumo
Das circunstâncias históricas que resultaram na aprovação da Lei nº 13.415/2017, o artigo propõe, analisar como os grupos econômicos privados, Banco Mundial e Governo Federal atuam para expandir os negócios na educação básica pública no país. Parte da legislação, referências e do documento Uma ponte para o futuro (2015) para evidenciar como a contrarreforma do Ensino Médio atende aos interesses do setor produtivo lucrativo, empresas e corporações. Apurou-se que sob o manto da ordem e progresso, governos, corporações e empresários modificam a legislação constitucional, trabalhista e educacional a fim de manter segurança nos contratos, favorecer o setor privado e instituir que as escolas de ensino médio se assemelhem às empresas em suas finalidades. Afirma ainda, que apesar das resistências, as forças econômicas em consonância com proposições do Banco Mundial e Governo Federal agem na regulação da educação básica pública no currículo, no financiamento e nas finalidades das escolas do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.