DETERMINAÇÕES DA LEI 13.415/17 E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A REPRODUÇÃO DO CAPITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5787

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio;Formação técnica e profissional;política educacional

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa desenvolvida sobre a concepção de trabalho e formação na Reforma do Ensino Médio de 2017. No desenvolvimento da pesquisa, abordamos aspectos da Lei do “novo” Ensino Médio tecendo relações com outras legislações destinadas à formação média escolar brasileira, com maior destaque para leis educacionais que enfocam a formação técnica e profissional, haja vista que a formação técnica e profissional tornou-se central para a compreensão dos determinantes fundamentais da referida reforma. Ao explorarmos os fundamentos ontológicos da Lei 13.415/17, pautados no referencial da crítica da economia política de Karl Marx, confirmamos a hipótese de que a Reforma do Ensino Médio de 2017 expressa uma concepção de trabalho e formação que não é original dessa reforma, tendo diretas e indiretas relações com as políticas destinadas à Educação Profissional e Tecnológica desde o início dos anos 2000, em que o último determinante é a produção material no regime de acumulação flexível. A análise evidenciou que as ideias sobre aprendizagem flexível e empreendedorismo passam a figurar como categorias centrais de ideologias orgânicas às necessidades materiais de reprodução do capital neste momento histórico. Concluímos o presente artigo argumentando sobre as implicações da Reforma do Ensino Médio na formação da juventude brasileira, em especial, da juventude trabalhadora.

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Biografia do Autor

AFONSO RENO CASTRO DA SILVA, REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ/SC

Mestre em educação. Professor na rede municipal de São José/SC. E-mail: aphonsoreno@gmail.com

LUCIANA PEDROSA MARCASSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutora em Educação. Professora do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. E-mail: lumarcassa@gmail.com

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

CASTRO DA SILVA, A. R.; PEDROSA MARCASSA, L. DETERMINAÇÕES DA LEI 13.415/17 E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A REPRODUÇÃO DO CAPITAL. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–23, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5787. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5787. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Públicas de Ensino Médio: diferentes contextos em análise