PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA:
saberes necessários
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5784Palavras-chave:
Bullying escolar. Educação escolar e não escolar. Infância. Prevenção.Resumo
Pensando na trajetória que ainda deve ser construída para a proteção da infância, discute-se a criança e os fatores de prevenção do bullying escolar, uma vez que existe a necessidade de aprofundar os saberes relacionados à prevenção, violações, violências e convivência escolar e a ampliação da experiência enquanto educadores, na tentativa de organizar ações e estratégias preventivas para infância, salientando a participação da instituição escolar, de espaços não escolares e a participação comunitária, como fontes de contribuição e corresponsabilidade. Trata-se de um estudo bibliográfico e com alcance descritivo. Uma discussão teórica que envolve autores sobre a criança e a Sociologia da Infância, sobre o bullying escolar e a prevenção à violência. A importância de abordar essas áreas da educação ocorre em razão da construção de vínculos afetivos tanto no ambiente escolar quanto em outros espaços com atividades que visam fortalecimento de vínculos e a convivência, nos quais o professor/educador trabalha em conjunto com profissionais que atuam fora da escola, envolvendo nessa perspectiva a participação da família e da comunidade.
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