ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA:

um estudo sobre infâncias de uma geração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5782

Palavras-chave:

Infância. Geração. Espaços. Relações. Experiências.

Resumo

O estudo teve o objetivo de compreender como se caracterizam elementos da Cultura Infantil nas infâncias de uma geração, a partir da análise de narrativas escritas por universitários. As perspectivas teóricas se deram pelo entendimento da infância enquanto categoria geracional da Sociologia da Infância, construída por pessoas nascidas numa mesma geração. Por meio de uma pesquisa exploratória, o estudo apresentou as características das infâncias de 88 jovens da Licenciatura em Educação Física da UFPR, que viveram suas infâncias na década de 1990. Os procedimentos metodológicos foram a identificação e categorização de elementos de narrativas escritas, por meio da análise de conteúdo. Assim, apesar de existirem diferentes infâncias, foi possível categorizar elementos comuns da Cultura Infantil, nas narrativas analisadas, e identificar características similares sobre espaços, relações e experiências da criança.

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Biografia do Autor

Emanuelle Sartori, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa Educamovimento, que integra o núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR. E-mail: manu_sartori@hotmail.com

Aline Maria Lunardon, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa Educamovimento, que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR. Professora da Prefeitura Municipal de Curitiba – Paraná. E-mail: licalunardon@gmail.com

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educamovimento, que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR. E-mail: marynelmagaranhani@gmail.com

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Publicado

2021-01-07

Como Citar

SARTORI, E.; LUNARDON, A. M.; GARANHANI, M. C. ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–21, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5782. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5782. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Infância e Crianças: discussões à luz da Sociologia da Infância