O ESTADO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA SOBRE A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO POR SURDOS NO BRASIL (2007-2018)
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5699Palavras-chave:
Estado do Conhecimento, Aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos, Ensino da Língua Portuguesa para surdosResumo
Este estudo resulta de uma pesquisa sobre o estado do conhecimento da aprendizagem do Português escrito pelo surdo no Brasil, com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, tendo como descritores o ensino da Língua Portuguesa para surdos e a aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos. Com o objetivo de sistematizar informações, foram analisados 24 trabalhos (16 dissertações e 8 teses) produzidos entre 2007 e 2018. Destaca-se o contínuo crescimento de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do Português escrito para os surdos no Brasil, com enfoque nos recursos didáticos, nas ferramentas tecnológicas e na aquisição do sistema normativo dessa língua como proposta educacional mais adequada à condição desse sujeito. Assim, revela-se necessário o aprofundamento de pesquisas que investiguem os caminhos que o surdo percorre para construir um sistema conceitual da outra língua em sua mente, no caso, o Português escrito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.