EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA: A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5692Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, Educação inclusiva, Educação especial, Ensino médioResumo
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pressupõe que todos os estudantes com deficiências, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tenham direito ao acesso, permanência, participação e aprendizagem na escola comum. Esta pesquisa objetivou analisar as perspectivas de estudantes do ensino médio acerca da inclusão escolar de pessoas com deficiência. Nesta investigação de abordagem qualitativa, realizamos pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a 230 estudantes do ensino médio de um município do estado de Santa Catarina. Os resultados evidenciaram o reconhecimento dos direitos educacionais das pessoas com deficiência, a importância de sua presença na escola comum e o respeito às diferenças bem como concepções que, baseadas em preconceitos e desconhecimento, tendem a segregar o estudante com deficiência no cotidiano escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.