AS CRIANÇAS E A ESCOLA: concepções, sentidos e funções
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5690Palavras-chave:
Crianças, Concepções, escolaResumo
Amparada na Sociologia da Infância, a pesquisa buscou compreender como a escola é percebida e significada por crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de duas escolas de Porto Alegre (RS), uma pública e uma privada. Foram realizados grupos focais, desenhos e escritas para apreender as concepções das crianças, bem como os sentidos e as funções atribuídos à escola. As narrativas verbais foram submetidas à Análise Textual Discursiva e os desenhos foram analisados a partir de um amálgama de autores. Na concepção das crianças, a escola é um lugar, mas transcende a mera dimensão espacial, uma vez que está permeada por sensações, afetos e memórias. É o lugar de aprender, onde as práticas são coletivas e realiza-se um tipo particular de trabalho, o trabalho escolar, estando associada a determinados símbolos. A escola é percebida como um espaço das crianças, que é importante, obrigatório e positivo frequentar; serve para aprender, em primeiro lugar, e para brincar, divertir-se e fazer amigos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.