JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5662

Palavras-chave:

Práticas Integrativas e Complementares, Fisioterapia, Educação contínua, Terapias complementares, Integralidade.

Resumo

RESUMO

As transformações culturais e a evolução das novas tecnologias da comunicação e informação, associadas à diversidade dos sujeitos na escola da contemporaneidade, trazem desafios relacionados às práticas de ensino que precisam romper com o modelo tradicional para construção do conhecimento. Ao repensar as metodologias, surge a perspectiva do uso de jogos digitais para promoção da aprendizagem, principalmente para o público-alvo da educação inclusiva. O objetivo dessa pesquisa bibliográfica é refletir sobre as possibilidades dos jogos digitais na/para a educação inclusiva, analisando produções acadêmicas de seis universidades públicas brasileiras (2009-2019). A busca foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Através de diferentes jogos e em interlocução com diferentes campos de conhecimento, os pesquisadores propõem uma nova forma de ensinar, de aprender, de interagir com o mundo virtual, acreditando que todos os sujeitos são capazes de aprender.  

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Biografia do Autor

Julimar Santiago Rocha, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Mestre em Educação pela UNEB - Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos. Professora bolsista no Curso de Pedagogia UNEAD/UNEB e professora colaboradora no Curso de Especialização em Libras – UNIVASF. Professora bolsista no Curso de Alfabetização e Letramento – UFBA. E-mail: rocha.juli12@hotmail.com

Patrícia Carla da Hora Correia, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (UFBA). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia no curso de Graduação de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). E-mail: patricia@inclusaodahora.com.br

Jocenildes Zacarias Santos, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutora em Educação e Contemporaneidade. Doutora em Educação e Contemporaneidade. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do curso de Pedagogia EAD pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UNEB). Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA/ UNEB). E-mail: jocenildessantos69@gmail.com

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Publicado

2021-01-07

Como Citar

ROCHA, J. S.; CORREIA, P. C. da H.; SANTOS, J. Z. JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–25, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5662. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5662. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua