A (IN)VISIBILIDADE DA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DAS INFÂNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5633Palavras-chave:
Infância, Visibilidade, Educação Infantil, Sociologia da Infância, História da InfânciaResumo
O estudo aborda a (in) visibilidade das infâncias, sobre a normatização da infância e apresenta uma análise da história das instituições escolares e da concepção de infância. A metodologia envolve uma pesquisa bibliográfica na área da Sociologia e História da Infância, cujas temáticas contemplam a discussão acerca da (in) visibilidade e multiplicidade das infâncias. O estudo investiga o fenômeno infância, conhecer algumas representações sociais construídas na história e articular esses saberes com a institucionalização referentes às crianças e as infâncias. A infância ao mesmo tempo em que é fruto do meio, também o transforma e essa transformação é intrínseca à formação do ser humano. Sendo a escolarização um processo sistematizado e organizado de humanização, compreende-se a importância de explorar as características e a história dessa instância educativa e articular este objeto de estudo à existência de múltiplas infâncias e à visibilidade dessa categoria social.
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