OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5612

Palavras-chave:

Jovem, Ensino Médio, Escola, Juventudes

Resumo

Frente às desigualdades educacionais ao longo da história da educação no Ensino Médio (EM), o presente artigo tem por objetivo mapear as percepções juvenis sobre a escola, sua função e o sentido de se frequentar tal etapa. Para tanto, foram realizados grupos focais com 32 Jovens matriculados em três escolas públicas situadas no município de Uberaba-MG. Os dados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo, por meio de categorias estabelecidas a priori: (i) perfil dos jovens; (ii) história de vida e trajetória escolar; (iii) percepção sobre a escola e a educação; (iv) relações sociais na escola e (v) que escola criticam e que escola querem. Os resultados sugerem “escolas-asas”, com estudantes autores de seus percursos formativos. Jovens que precisam ser ouvidos e considerados, o que evidencia a necessidade de uma relação dialógica na instituição escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Izilda da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestra em Educação (Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM). Analista Pedagógica na Superintendência Regional de Ensino de Uberaba – Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. E-mail: monica.silva@ educacao.mg.gov.br

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutor em Educação para a Ciência (Universidade Estadual Paulista – UNESP). Professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT) vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Uberaba, MG). E-mail: daniel.ovigli@uftm.edu.br

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

DA SILVA, M. I.; BOVOLENTA OVIGLI, D. F. OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–22, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5612. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5612. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Públicas de Ensino Médio: diferentes contextos em análise