OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5612Palavras-chave:
Jovem, Ensino Médio, Escola, JuventudesResumo
Frente às desigualdades educacionais ao longo da história da educação no Ensino Médio (EM), o presente artigo tem por objetivo mapear as percepções juvenis sobre a escola, sua função e o sentido de se frequentar tal etapa. Para tanto, foram realizados grupos focais com 32 Jovens matriculados em três escolas públicas situadas no município de Uberaba-MG. Os dados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo, por meio de categorias estabelecidas a priori: (i) perfil dos jovens; (ii) história de vida e trajetória escolar; (iii) percepção sobre a escola e a educação; (iv) relações sociais na escola e (v) que escola criticam e que escola querem. Os resultados sugerem “escolas-asas”, com estudantes autores de seus percursos formativos. Jovens que precisam ser ouvidos e considerados, o que evidencia a necessidade de uma relação dialógica na instituição escolar.
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