O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5585

Resumo

O presente artigo objetiva examinar o uso da prática pedagógica Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como componente estimulador do processo de aprendizagem e como desenvolvedora de habilidades e competências nos discentes do ensino profissional. Justifica-se a investigação pela identificação das práticas pedagógicas que darão suporte ao novo panorama da educação no século 21 face às expressivas alterações permitidas pelos cenários tecnológicos sustentadores da chamada sociedade digital, esta exigente em termos de habilidades e competências ligadas à Indústria 4.0. A metodologia adotada consiste no acompanhamento das fases do programa Startup in School (que adota o método ABP), patrocinado pelo Google e realizado pela empresa Ideias de Futuro, em parceria com o Centro Paula Souza, aplicado em escolas técnicas profissionais. Considera-se, ao final, que a prática se adequa às novas exigências de ensino e prepara os participantes para o ambiente da Indústria 4.0.

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Biografia do Autor

Carlos Vital Giordano, Centro Paula Souza.

Doutor do Programa de Mestrado Profissional em Educação do Centro Paula Souza. E-mail: giordanopaulasouza@yahoo.com.br

Lilian Amatucci Gazoti, Centro Paula Souza.

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação do Centro Paula Souza. Professora em Etec. E-mail: lilian.amatucci@hotmail.com 

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Publicado

2021-03-04

Como Citar

GIORDANO, C. V.; GAZOTI, L. A. O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5585. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

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Artigos Demanda Contínua