MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS QUE VERSAM AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO CONTEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5529

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear e analisar as produções científicas publicadas em teses e dissertações que versam sobre a temática das Políticas de Assistência Estudantil (PAE) no contexto do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Busca-se compreender de que forma essa temática vem sendo discutida no campo analítico da Educação e de que maneira vem se dando a materialização dessa política nas Instituições de Educação Superior (IES), considerando os ambientes das universidades públicas federais e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifes). Em termos de aportes teóricos para análise da PAE, o estudo apoia-se em Kowalski (2012) e Nascimento (2012). Metodologicamente, a pesquisa analisa o conteúdo da produção científica restrita à análise dos resumos e palavras-chaves, cujos objetos de estudo são as teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicadas entre os anos de 2013 e 2019. Como resultado, aponta-se o mapeamento de 36 produções, sendo 32 dissertações e 04 teses. No que se refere à análise das publicações, conclui-se que, em maior ou menor medida, a PAE assume-se como paradoxal, pois ora manifesta-se inerente à Política de Assistência Social em uma perspectiva de inclusão/exclusão, ora como uma extensão desta. Em outros casos, procura atender à necessidade de sobrevivência, bem como a outras que ultrapassam essas condições. Contudo, não se pode negar a importância da Política de Assistência Estudantil em face do Pnaes, visto que, no período estudado, esta representa um significativo avanço em termos de condições de acesso e permanência no Ensino Superior brasileiro.

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Biografia do Autor

Adão Rogério Xavier Silva, Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação. Professor Substituto da Universidade Federal do Acre (UFAC), vinculado ao Centro de Educação Letras e Artes (CELA). E-mail: adaorxs@gmail.com

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação. Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/UFAC e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do Doutorado em Rede/EDUCANORTE. E-mail: markassen@yahoo.com.br

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Acre vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAC. E-mail: rafamg02@gmail.com

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Publicado

2021-02-03

Como Citar

XAVIER SILVA, A. R.; ASSEN DE CARVALHO, M. C.; GONÇALVES, R. M. MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS QUE VERSAM AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO CONTEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–30, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5529. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5529. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua