PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5494

Palavras-chave:

Infância, Crianças de quatro e cinco anos, Midiatização

Resumo

Este estudo pretende discutir o processo de midiatização da infância a partir de um estudo exploratório com crianças de quatro e cinco anos em instituições públicas brasileiras. O trabalho objetiva identificar elementos desse processo que estão presentes entre crianças pré-escolares. Pretende também verificar, a partir das interações em seus ambientes formais de educação, de que modo os seus cotidianos se conjugam com os meios de comunicação e como incorporam conteúdos midiáticos nas formas de ser/estar criança. A partir de atividades diversas com a participação ativa dos grupos, foi possível identificar a presença de elementos de midiatização em seus modos de brincar, nos brinquedos que possuem e nos que desejam adquirir, na relação que estabelecem com as mídias eletrônicas e digitais, especialmente o YouTube, com destaque para os YouTubers.

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Biografia do Autor

Nádia Jane de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2010), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1990). Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, atuando na formação de pedagogos na área de Educação Infantil. E-mail: janenadia@gmail.com

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

DE SOUSA, N. J. PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: um estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–17, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5494. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5494. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Infância e Crianças: discussões à luz da Sociologia da Infância