EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA NO PALCO: metodologia aplicada ao desenvolvimento da criatividade e da autonomia
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5473Palavras-chave:
Teatro Musical, Educação Especial, Inclusão, Metodologia de vivência, DançaResumo
O objetivo do presente texto é discutir o musical como ferramenta para a potencialização das diversas habilidades de educandos com deficiência. Com esse intuito, vale destacar a metodologia criada para a realização de um musical, por se tratar de um estudo qualitativo, do tipo descritivo, mas que se constitui no estudo das diversas linguagens artísticas. Assim, a metodologia utilizada na preparação dos educandos para a apresentação foram: montagem das coreografias, preparação psicológica e pedagógica dos educandos, além de ensaios semanais. Como resultado, ressalta-se que o processo de educação e inclusão dos educandos com deficiência pode ser trabalhado de forma significativa, por meio de contribuições advindas da música e da dança, com sua expressão corporal e criativa, independente da padronização ditada pelos meios de comunicação e da indústria da cultura que uniformiza os gostos por determinados produtos, inclusive artísticos que se estabelecem na sociedade do consumo. Conclui-se assim, que as práticas inclusivas com base nas linguagens artísticas possibilitam integrar as diversas dimensões dos sujeitos partícipes desse processo educacional, considerando a perspectiva do seu desenvolvimento físico e emocional e da valorização das suas múltiplas inteligências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.