CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5463Palavras-chave:
Política Educacional, Ensino Médio, Professor de Arte, Condições de Trabalho DocenteResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada para uma dissertação defendida em Mestrado em Educação. O objetivo geral é conhecer as condições de trabalho do professor de Arte do Ensino Médio das escolas estaduais catarinenses, notadamente a infraestrutura das escolas, o tipo de vínculo de trabalho que este professor tem, sua carreira, remuneração e o esforço docente. O método selecionado para a pesquisa foi o de perspectiva dialética, e os resultados apontam que os professores do Ensino Médio têm jornadas de trabalho intensas e extensas, e a Educação socialmente referenciada está para ser alcançada em Santa Catarina, mas parece distanciar-se cada vez mais dela. A reforma no Ensino Médio distancia-se da formação integral, com a qualidade socialmente referenciada, e nos leva a perceber que parece haver um projeto de sociedade direcionado a sonegar a formação integral dos jovens em nosso país, pois a qualidade socialmente referenciada parece estar longe, bem longe de ser alcançada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.