ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAIC
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5438Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Alfabetização, Deficiência intelectual, PNAICResumo
Este estudo teve como objetivo investigar se os eixos estruturantes do PNAIC auxiliam na prática pedagógica do professor frente à alfabetização de alunos com DI. Trata-se de um estudo de campo realizado mediante uma abordagem qualitativa com delineamento descritivo. Foram participantes deste estudo três professoras da classe comum dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) e duas professoras da Educação Especial voltadas ao atendimento do aluno com DI. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas observações sistemáticas em sala de aula descritas em um roteiro de observação e no diário de campo. Além disso, os participantes responderam um roteiro de entrevista semiestruturado. Para a análise dos dados, foram realizadas análises de conteúdo por categoria temática com os dados obtidos nas entrevistas. Tal estudo possibilitou reflexões sobre os eixos estruturantes do PNAIC na prática pedagógica dos professores que atuam com alunos com deficiência intelectual em suas classes e as contribuições deste no processo de alfabetização e letramento. Os dados revelam uma necessidade de reorganização na forma como são propostos os eixos estruturantes do programa para que todos os professores da rede regular de ensino, incluindo professores da Educação Especial, sejam capazes de desenvolver estratégias pedagógicas que possam contribuir para a efetivação do processo de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.