A PERSPECTIVA DECOLONIAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

Uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5358

Resumo

Este texto traz reflexões sobre o processo de decolonialidade, o qual questiona a lógica hegemônica de uma cultura comum, de base ocidental e eurocêntrica e que ainda é dominante nas instituições educativas. Ele apresenta um panorama descritivo a partir do estado da arte de vinte e seis artigos selecionados do Google Acadêmico, que fizeram ponderações acerca da perspectiva decolonial nos cursos de formação de professores, demonstrando a necessidade dos mesmos superarem a racionalidade técnica e de estarem comprometidos com a construção identitária deste futuro docente. Criando, desta forma, situações de interlocução para o aparecimento das insurgências contrárias a estes modelos hegemônicos.

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Biografia do Autor

Fabiana de Freitas Poso, UFRJ

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). Colaboradora do Laboratório de Linguagens e Mediações da UFRJ. Professora da SEEDUC e SME. E-mail: bianabia@bol.com.br 

Bruno Andrade Pinto Monteiro, UFRJ

Doutor em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da UFRJ. Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Química da UFRJ. Professor Adjunto da UFRJ - Campus Macaé. E-mail: bpmonteiro@gmail.com

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Publicado

2021-01-24

Como Citar

POSO, F. de F.; MONTEIRO, B. A. P. A PERSPECTIVA DECOLONIAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: : Uma revisão de literatura. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–17, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5358. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5358. Acesso em: 4 dez. 2024.

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