UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM SANTARÉM A PARTIR DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA UFOPA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5092Palavras-chave:
Educação Popular. Educação social. Educadores Sociais. Movimentos sociais e Universidade. Trabalho e educação não escolar.Resumo
Este artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo refletir sobre a educação de surdos no município de Santarém-PA, a partir de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e uma dissertação elaborados pelos alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Fundamentado na concepção do materialismo histórico dialético, buscou-se discutir os resultados encontrados pelos pesquisadores desta universidade sobre a educação de surdos nas escolas santarenas. A pesquisa bibliográfica foi realizada no site da universidade e na biblioteca Ruy Barata, onde encontramos 12 TCCs e 1 dissertação. De maneira geral, os trabalhos identificaram uma inclusão não satisfatória do aluno surdo no ensino regular, pouca qualificação dos docentes e, além disso, há uma pequena produção científica na área da educação de pessoas com surdez.Downloads
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