Identidade terrena e educação ambiental complexa: reflexões a partir de uma experiência no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5021Palavras-chave:
Ações sustentáveis, Restaurantes, Impactos ambientais, Sustentabilidade ambiental em restaurantes.Resumo
O objetivo deste artigo é pensar a identidade terrena em relação com a Educação Ambiental (EA) Complexa. Para isso, descrevemos e interpretamos doze imagens escolhidas por professoras(es) em um curso de formação continuada em EA no sul do Brasil. O curso foi desenvolvido teórica-metodologicamente com base na EA Complexa e as imagens representam o pertencimento a um grupo. Os resultados foram que a identidade terrena tem a ver um processo de identificação com o Outro, envolve a unidade e a diversidade, crenças e valores e é um suporte para lidar com as vulnerabilidades. Trabalhar a identidade terrena é um dos compromissos da EA Complexa, pois é um dos meios para modificar as relações de exploração e dominação. Consideramos que a identidade terrena é fundamental à consciência acerca de nosso comum pertencimento ao planeta e isto é essencial para nos assumir como seres responsáveis pelo cuidado e proteção do meio ambiente em suas complexas inter-relações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.