Identidade terrena e educação ambiental complexa: reflexões a partir de uma experiência no Brasil

Autores

  • Patricia Neumann Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Juliana Mara Antonio Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5021

Palavras-chave:

Ações sustentáveis, Restaurantes, Impactos ambientais, Sustentabilidade ambiental em restaurantes.

Resumo

O objetivo deste artigo é pensar a identidade terrena em relação com a Educação Ambiental (EA) Complexa. Para isso, descrevemos e interpretamos doze imagens escolhidas por professoras(es) em um curso de formação continuada em EA no sul do Brasil. O curso foi desenvolvido teórica-metodologicamente com base na EA Complexa e as imagens representam o pertencimento a um grupo. Os resultados foram que a identidade terrena tem a ver um processo de identificação com o Outro, envolve a unidade e a diversidade, crenças e valores e é um suporte para lidar com as vulnerabilidades. Trabalhar a identidade terrena é um dos compromissos da EA Complexa, pois é um dos meios para modificar as relações de exploração e dominação. Consideramos que a identidade terrena é fundamental à consciência acerca de nosso comum pertencimento ao planeta e isto é essencial para nos assumir como seres responsáveis pelo cuidado e proteção do meio ambiente em suas complexas inter-relações.

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Biografia do Autor

Patricia Neumann, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestra em Educação. Bacharel em Psicologia. Graduanda em Filosofia. Psicanalista em formação pela Sociedade Psicanalítica do Paraná. Membro do Núcleo de Educação Ambiental do Departamento de Ciências Biológicas e membro do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Humano e Educação do Departamento de Pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Juliana Mara Antonio, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Licenciada em Ciências Biológicas. Membro do Núcleo de Educação Ambiental do Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora e mestra em Ecologia e Recursos Naturais. Licenciada em Ciências Biológicas. Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental e docente do Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

NEUMANN, P.; ANTONIO, J. M.; KATAOKA, A. M. Identidade terrena e educação ambiental complexa: reflexões a partir de uma experiência no Brasil. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 577–596, 2019. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5021. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5021. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Ambiental na América Latina: pertencimento e reconhecimento