Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4987Palavras-chave:
Gestão universitária. Profissionalidade. Gestão acadêmico-administrativa. Chefias de Departamento. Universidades federais.Resumo
Este trabalho diferencia os conceitos de “escola sustentável” e “espaço educador sustentável” a partir da análise dos documentos do Programa Nacional Escolas Sustentáveis e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Para isso, fez-se o recorte temporal de 2010-2018, pesquisou-se na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações as publicações acerca do PNES e realizou-se análise documental. Toda análise baseia-se no estabelecido por Fleck (2010) sobre estilos e coletivo de pensamento. Revela-se que os conceitos encontram-se difundidos nas ações da CNIJMA, no Processo Formativo Escolas Sustentáveis e Com-vida e no PDDE Escola Sustentável. Além disso, há convergência na compreensão do que seja escola sustentável e espaço educador sustentável, tanto nas Políticas Públicas para a Educação Ambiental quanto para os pesquisadores contemporâneos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.