Propostas curriculares para os anos iniciais do ensino fundamental em Santa Catarina: configurações e recontextualizações locais
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4851Resumo
Este artigo apresenta resultado de pesquisa como o objetivo de analisar as configurações curriculares das propostas de formação para os anos iniciais do Ensino Fundamental em redes municipais da Região Metropolitana do Contestado, em Santa Catarina. Envolveu pesquisa documental com o estudo dos currículos de sete redes amostradas, pesquisa exploratória junto aos gestores/as e professores/as, com base nos pressupostos metodológicos da abordagem do Ciclo de Políticas e da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram uma configuração curricular predominantemente ordenada por seriação anual e por disciplinas em textos híbridos compostos pela mescla de influências provenientes do marco regulatório nacional e por textos de orientação curricular também nacionais, além dos livros didáticos. São textos recontextualizados, compostos pela justaposição de excertos que conformam um novo documento, sempre sujeito a novas interpretações, para orientar as demandas curriculares locais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.