Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v11i23.482Palavras-chave:
Experiência docente, Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado, Educação Física.Resumo
Nesse texto, discutir-se-á sobre alguns aspectos relevantes naorganização do espaço no atendimento às crianças na Educação Infantil, bem como a produção do disciplinamento. Para tanto, objetivou-se investigar a organização do espaço educativo e, a partir disso, compreender as estratégias de disciplinamento da criança presentes na instituição de educação infantil. Para clarificar este estudo, recorreuse ao levantamento bibliográfico, de cunho qualitativo-fenomenológico, realizamos a pesquisa de campo em uma instituição, de Chapecó-SC.
De alguma forma, o espaço escolar é organizado de acordo com o pensamento moderno de espaço fixo. Além disso, as salas de aula da pré-escola apresentam marcas “escolarizantes” na sua organização, e quando organizadas em espaços funcionais com o controle do tempo, propicia o disciplinamento da criança.
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