Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v11i23.479Resumo
São muitos os argumentos e possibilidades de poder entrelaçar a Ética com a Educação. Porém, essa tentativa já repercutiu em muitas áreas do conhecimento. Mas como é possível aproximar e interligar a Ética da Educação em pleno auge do desenvolvimento tecnológico do século XXI? Pensar nesta aproximação é compromisso de todas as áreas do saber, pois vivemos em um cenário globalizado, em que tudo gira em torno da técnica e das novas demandas do mercado. Porém, a Educação poderá estar em sintonia com as mudanças de paradigmas, evitando a formação de identidades e mentalidades que podem levar mais uma vez o ser humano ao utilitarismo. A Ética inserida na Educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações de responsabilidade, habilidades e criticidade nas ações. Desta forma, argumentaremos a respeito da importância em abordar a Ética de forma universal e não de forma reducionista. Hans Jonas e Paulo Freire contribuíram com seus escritos sobre a importância em educar com princípios éticos universais, priorizando a vida em todas as esferas planetárias.
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